O Conselho Europeu dos Negócios Estrangeiros em formato Ministros da Defesa decorreu no dia 19 de novembro em Bruxelas, na Bélgica.
Portugal esteve representado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castello-Branco. Na reunião presidida pelo Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, debateu-se o apoio militar da União Europeia à Ucrânia, no dia em que se assinalaram os mil dias da invasão russa. Álvaro Castello-Branco salientou que Portugal apoia a posição do Conselho relativamente à continuação da ajuda à Ucrânia. “Aprovámos para 2024 um plano de 221,6 ME de ajuda. Falta-nos concretizar 87,6 ME desse apoio que serão concretizados até ao fim do ano através da coligação britânica, através do fornecimento de drones, dos M 113 e também através do fornecimento de helicópteros à Ucrânia", adiantou o SEADN.
Álvaro Castello-Branco afirmou ainda que se mantém a meta de investir 2% do PIB em defesa até 2029.
O SEADN acrescentou que “temos como objetivo nas próximas ajudas podermos incorporar as indústrias portuguesas, nomeadamente o têxtil, o vestuário e o calçado."
Galeria de Imagens