O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, marcou presença na sessão solene evocativa do 25 de Novembro de 1975, na Assembleia da República, que se realizou pela primeira vez, no 49.º aniversário desta data. “Celebrar o 25 de Novembro é uma questão de memória histórica, sentido de gratidão e sentido de justiça. Se o 25 de Abril nos trouxe a mudança do regime, foi realmente o 25 de Novembro que permitiu a concretização do caminho para uma democracia parlamentar", afirmou Nuno Melo no final da sessão. O Ministro da Defesa quis também “exaltar o papel fundamental, no plano político e no plano militar, daqueles que foram os obreiros do 25 de Novembro", referindo Ramalho Eanes, Pires Veloso e Jaime Neves, Mário Soares, Francisco Sá Carneiro, Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa.
O Ministro da Defesa Nacional presidiu, ainda, à cerimónia de homenagem aos militares que participaram nos acontecimentos do 25 de novembro, no Regimento de Comandos, na Carregueira, em Sintra, enaltecendo o papel dos Comandos do Exército que participaram nestas ações. “Sem os Comandos, não teríamos tido o 25 de Novembro. Quando era mais difícil, os Comandos estiveram lá, do lado certo da história, arriscando a vida e dando a vida", salientou Nuno Melo que evocou ainda “com esse sentido de justiça e de gratidão a liderança dos então Tenente-Coronel Ramalho Eanes e Coronel Jaime Neves, a coragem de todos os Comandos e a memória do Tenente José Coimbra e do Furriel Joaquim Pires, que escreveram com sangue o juramento feito perante a bandeira portuguesa, cometendo o sacrifício supremo, para que pudéssemos ser livres."
Nuno Melo, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, pelo comandante do Regimento de Comandos e pelo presidente da Associação de Comandos, prestaram homenagem aos dois militares que morreram naquela data, junto ao monumento “Ao Esforço Comando".
Nuno Melo assistiu, também, à cerimónia comemorativa do 49.º Aniversário do 25 de novembro, nos Paços do Concelho, em Lisboa, onde se realizou uma homenagem póstuma ao Major-General Jaime Neves.
Galeria de Imagens