Ir para o conteúdo principal

Sagres partiu para viagem de circum-navegação

O Navio-Escola Sagres iniciou dia 5 de janeiro uma viagem de circum-navegação, que se insere nas comemorações do quinto centenário da rota marítima iniciada por Fernão de Magalhães.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasSagres partiu para viagem de circum-navegação
06 de janeiro de 2020

O Navio-Escola Sagres iniciou dia 5 de janeiro uma viagem de circum-navegação, que se insere nas comemorações do quinto centenário da rota marítima iniciada por Fernão de Magalhães. 

Antes da largada para os 371 dias de viagem, decorreu uma cerimónia de despedida a bordo, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e em que estiveram presentes os Ministros da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, e do Mar, Ricardo Serrão Santos, bem como os Secretários de Estado da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo. 

A bordo do Navio-Escola Sagres ouviu-se o hino nacional, tocado pela Banda da Armada, e o Presidente da República entregou ao Comandante Maurício Camilo a bandeira nacional que será usada pela delegação portuguesa na abertura dos Jogos Olímpicos, em Tóquio. Durante a escala na capital japonesa, o navio será a “Casa de Portugal", numa iniciativa em parceria com o Comité Olímpico Português. 

O trajeto marítimo, que replica a expedição realizada pelo navegador português há 500 anos, vai passar por 22 portos, em 19 países diferentes, visitando ainda 12 cidades da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas.

Durante a viagem, o NRP Sagres vai participar também nas comemorações da Descoberta do Estreito de Magalhães, em Punta Arenas (Chile) e efetuar navegação conjunta com o navio "Juan Sebastian Elcano".

O Navio-Escola Sagres segue com 142 militares na guarnição, entre eles quatro mulheres. Durante o percurso, vão juntar-se cadetes da Escola Naval para realizarem a sua viagem de instrução.

Vídeo

​​


Galeria de Imagens

​​

Partilhar
Conteúdo