Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasSecretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional visita Polícia Marítima na Grécia
14 de janeiro de 2020

​O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, acompanhado pelo Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-Almirante Sousa Pereira, deslocou-se este início de semana  à Grécia para uma visita ao contingente da Polícia Marítima empenhado na Operação Poseidon, no mar Egeu.

Durante a visita na ilha de Samos, Seguro Sanches, teve a oportunidade de conhecer no terreno o trabalho da Polícia Marítima, tendo  mesmo participado em  duas patrulhas marítimas, uma diurna e outra noturna. 

Visitou ainda a equipa que na noite de segunda para terça-feira assegurou o turno na viatura de vigilância costeira, que permite aos elementos  da Polícia Marítima embarcados realizarem com maior eficácia as suas operações de busca e salvamento, ao receberem informação mais precisa sobre os locais onde se encontram os botes que transportam os migrantes,  oriundos da costa turca e com a Grécia como destino.

Durante esta visita de natureza operacional aos elementos destacados na ilha de Samos, o Secretário de Estado revelou-se satisfeito com os resultados apresentados pela missão e agradeceu todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Polícia Marítima no mar Egeu. “Tenho acompanhado todas as vossas ações e resultados e como português tenho muito orgulho naquilo que é a vossa missão”, disse.

Desde 2014 que a Polícia Marítima tem vindo a participar em operações no âmbito da Agência Europeia FRONTEX e até ao final do ano passado resgatou mais de sete mil migrantes, em 194 missões de busca e salvamento.

Sob a coordenação da FRONTEX, a Polícia Marítima apoia operações de busca e salvamento de migrantes, desenvolve atividades de vigilância e controlo das fronteiras marítimas gregas e colabora no combate ao crime transfronteiriço.

Partilhar
Conteúdo