Ir para o conteúdo principal
De visita a Lisboa, Mankeur Ndiaye deu uma palestra no Instituto de Defesa Nacional e reuniu-se no Forte de São Julião da Barra com o Ministro da Defesa Nacional e com o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasRepresentante da ONU na República Centro-Africana visita Portugal
13 de janeiro de 2020

​Mankeur Ndiaye, representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a República Centro-Africana, elogiou o papel de Portugal da edificação do processo de paz naquele país.

De visita a Lisboa, Mankeur Ndiaye deu uma palestra no Instituto de Defesa Nacional e reuniu-se no Forte de São Julião da Barra com o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e com o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. A reunião permitiu “fazer o ponto de situação sobre a atualidade política na República Centro-Africana, os principais desafios que há pela frente”, explicou Gomes Cravinho e “traçar o que será o ano de 2020, que culmina com eleições naquele país”. O Ministro da Defesa sublinhou, em declarações aos jornalistas no final do encontro, que Portugal está presente com quase 200 militares. Já o enviado especial das Nações Unidas referiu que Portugal é um país de “grande importância” em matéria de segurança internacional e concretamente no continente africano, deixando um forte elogio aos militares da Força de Reação Rápida que integram a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA): “quero felicitar o papel importante de Portugal com destaque para o profissionalismo das Forças Armadas Portuguesas”. 

Mankeur Ndiaye revelou ainda que no encontro com os Ministros portugueses foi abordada a situação política na República Centro-Africana, sobretudo os desafios à manutenção da paz e da estabilidade, tendo em conta a realização de eleições legislativas e presidenciais no país africano, previstas para este ano.

Em Lisboa, o representante do Secretário-Geral da ONU teve ainda reuniões com o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro e com o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca. Mankeur Ndiaye foi ainda recebido na Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República.​​


Vídeo​​​



​​

​Galeria de imagens​​​​

​​​

Partilhar
Conteúdo