Ir para o conteúdo principal
O Secretário de Estado Jorge Seguro Sanches participou na sessão de abertura do final do ciclo de conferências "NATO aos 70: Passado e Futuro”, na Universidade Católica de Lisboa.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasSecretário de Estado da Defesa Nacional abriu última conferência do ciclo “NATO aos 70: Passado e Futuro”
27 de fevereiro de 2020

​O Secretário de Estado Jorge Seguro Sanches participou esta quinta-feira, dia 27, na sessão de abertura do final do ciclo de conferências "NATO aos 70: Passado e Futuro", organizada pela Comissão Portuguesa do Atlântico e pelo I​nstituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa.

No seu discurso, destacou a centralidade da Aliança Atlântica na política de defesa e o contributo de Portugal para o fortalecimento da organização, bem como o interesse de Portugal em contribuir, especialmente em três áreas: postura marítima, ciberespaço e complementaridade entre a NATO e a Defesa Europeia.

Seguro Sanches afirmou que Portugal está particularmente interessado e disponível para reforçar a postura marítima da Aliança, nomeadamente a sua capacidade submarina e em estabelecer o NATO Maritime GEOMETOC como Centro de Excelência.

Na área do ciberespaço, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional destacou a Academia de Comunicações e Informação da NATO, cuja missão se centra, desde 2019, na formação dos militares de países da Aliança e referiu ainda o reforço das verbas previstas para o investimento em ciberdefesa, na Lei de Programação Militar, com a triplicação dos montantes existentes para o período 2019-2030.

Portugal está particularmente empenhado em assegurar coerência e complementaridade de esforços entre a NATO e a Defesa Europeia, afirmou Jorge Seguro Sanches, no sentido de aproximar as duas instituições ao nível estratégico e operacional.

Na sessão de abertura, que decorreu na Universidade Católica de Lisboa, intervieram antes do Secretário de Estado Jorge Seguro Sanches, o Diretor do Instituto de Estudos Políticos, João Carlos Espada e o Presidente da Comissão Portuguesa do Atlântico, Júlio Miranda Calha. O painel teve ainda como orador Tacan Ildem, Secretário-Geral Adjunto da NATO para a Diplomacia Pública.

Partilhar
Conteúdo