Ir para o conteúdo principal
Lamego foi o ponto de partida para o primeiro Roteiro de Defesa Nacional, um destino que o Ministro João Gomes Cravinho destacou pela ligação com mais de 300 anos ao Exército.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasRoteiros de Defesa Nacional - Lamego
28 de janeiro de 2020

​Lamego foi o ponto de partida para o primeiro Roteiro de Defesa Nacional, um destino que o Ministro João Gomes Cravinho destacou pela ligação com mais de 300 anos ao Exército, através da fixação e manutenção de quartéis e outras dependências militares espalhadas e enraizadas no concelho. 

​​​Aproximação das Forças Armadas à sociedade civil

O périplo pela cidade começou no final do dia 27 de janeiro com uma receção na Câmara Municipal, com a presença do Presidente Ângelo Moura.  Seguiu-se a visita a um dos 17 gabinetes de atendimento ao público que o Exército disponibiliza em vários pontos do país, em parceria com as autarquias, com o objetivo de aproximar os militares e a sociedade civil. 

Este serviço fornece informações aos jovens sobre oportunidades, condições de admissão e candidaturas ao Exército, através de ações de informação no local, nas escolas, centros de emprego e formação profissional, principais feiras, exposições e eventos organizados nos 14 municípios abrangidos. A equipa presta também apoio aos participantes do Dia da Defesa Nacional e auxilia antigos combatentes na resolução de assuntos administrativos.

“Agradecimento e homenagem” à Liga dos Combatentes

A agenda do primeiro dia terminou com um convívio no Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes, organização a quem o Ministro da Defesa Nacional deixou palavras de “agradecimento e homenagem”. João Gomes Cravinho lembrou os que serviram a pátria “sem pedir o que quer que fosse” e destacou a importância da criação de uma Secretaria de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes para “permitir que haja uma atenção política permanente” aos assuntos dos que lutam e lutaram por Portugal.

O presidente da Liga diz que a equipa está disponível para ajudar o Governo a encontrar estratégias que permitam atrair mais jovens para as fileiras das Forças Armadas e propôs a utilização dos mais de 100 núcleos espalhados pelo território nacional como balcões de recrutamento.​​

Investimento nas infraestruturas militares

O segundo dia do Roteiro começou com uma visita ao Centro de Tropas de Operações Especiais, em Lamego. Na passagem pelo Quartel de Santa Cruz, o Ministro viu os primeiros resultados da intervenção para reabilitar e dotar o espaço com novos quartos e espaços comuns para as praças, uma das várias obras programadas, orçadas em 8 milhões de euros para melhorar as condições de habitabilidade e valorizar o património militar nacional. João Gomes Cravinho considera que o espaço está “confortável, com aquilo que se pretende para jovens do século XXI”.

Já no aquartelamento de Penude, houve tempo para conhecer novas instalações que incluem alojamentos e zonas de trabalho. O programa incluiu ainda uma demonstração técnico-tática da capacidade de intervenção da Força de Operações Especiais, popularmente conhecida como Rangers.

A passagem por Lamego foi encerrada com um encontro informal, de contacto com cidadãos, que incluiu perguntas e respostas. A iniciativa decorreu no Núcleo Arqueológico da cidade, depois de uma passagem pelo Castelo, numa referência ao potencial do Turismo Militar​.

Os Roteiros de Defesa Nacional destinam-se a promover um conhecimento e uma cultura de Defesa Nacional nas diferentes regiões do território nacional, em parceria estreita com os municípios e os governos regionais, criando oportunidades privilegiadas de contacto entre decisores e cidadãos, administração central e local, sociedade civil e família militar.


​Vídeo​


​​
​​Galeria de imagens




Partilhar
Conteúdo