Ir para o conteúdo principal
Os Ministros da Defesa de Portugal e da Alemanha, João Gomes Cravinho e Annegret Kramp-Karrenbauer, e o Secretário de Estado da Eslovénia, Uroš Lampret, reuniram-se em videoconferência para fazer um balanço da evolução da política de defesa europeia

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasReunião de Ministros do Trio de Presidências da UE discutem Defesa Europeia
03 de fevereiro de 2021

Os Ministros da Defesa de Portugal e da Alemanha, João Gomes Cravinho e Annegret Kramp-Karrenbauer, e o Secretário de Estado da Eslovénia, Uroš Lampret, reuniram-se hoje em videoconferência para fazer um balanço da evolução da política de defesa europeia.

Neste encontro, que ocorre a cerca de um mês da Reunião Informal dos Ministros da Defesa, em Lisboa, que terá lugar nos dias 2 e 3 de março de 2021, foram analisados os desenvolvimentos relacionados com a Bússola Estratégica, a Estratégia da União Europeia (UE) para a Segurança Marítima e as Relações Transatlânticas.

 “Com o objetivo comum de fortalecer a capacidade de ação da UE, estamos a definir os próximos passos para desenvolver um dos nossos principais projetos comuns – a Bússola Estratégica. A nossa ação conjunta baseia-se em interesses comuns e isso exige uma análise aprofundada do mundo de hoje e de amanhã".

Os Ministros concordaram com a necessidade de aprofundar o diálogo sobre a Bússola Estratégica com base na primeira análise de ameaças da UE, identificando passos concretos para fazer o processo avançar e garantindo a plena participação de todos os Estados-Membros da UE.

Na sequência da adoção das Presenças Marítimas Coordenadas, pelo Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros, o Trio discutiu possíveis medidas que permitam uma rápida operacionalização da iniciativa no Golfo da Guiné, definida pela UE como a primeira Zona Marítima de Interesse da União.

Por fim, no âmbito das Relações Transatlânticas, os governantes de Portugal, Alemanha e Eslovénia analisaram os temas mais importantes a tratar com a nova administração dos Estados Unidos da América e relativos às relações UE-NATO, que serão abordados na próxima Reunião Informal dos Ministros da Defesa em Lisboa.

Discutiram ainda medidas para operacionalizar o novo Mecanismo Europeu para a Paz, que permitam treinar e equipar parceiros em missões de formação.
Esta foi a primeira reunião do Trio durante a Presidência Portuguesa do Conselho da UE, dando continuidade a uma prática já estabelecida de contactos regulares entre os membros do Trio, Alemanha, Portugal e Eslovénia, que se manterá nos próximos meses. A última reunião por videoconferência do Trio ocorreu a 10 de dezembro de 2020.

For English follow the link 


Partilhar
Conteúdo