Ir para o conteúdo principal
Partiu esta manhã do Aeródromo Militar de Figo Maduro, um C-130 da Força Aérea Portuguesa

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPortugal assegura voo humanitário com destino à Tunísia
23 de julho de 2021

​Partiu esta manhã do Aeródromo Militar de Figo Maduro (AT1), um C-130 da Força Aérea Portuguesa, com destino à Tunísia, carregado de material médico e de enfermagem,  para apoio no combate à pandemia de Covid-19, neste país.

Este voo humanitário foi preparado ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e  coordenado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), após o pedido de ajuda humanitária feito pela Tunísia.

O Ministério da Defesa Nacional e as Forças Armadas Portuguesas contribuíram com a operacionalização do voo, transportando um total de 2785 Kg e 44 m3 de material médico e sanitário, nomeadamente, máscaras de proteção individual, óculos e fatos de proteção individual, seringas e respetivas agulhas, compressas, pensos, camas de enfermagem, entre outro material diverso.

Estiveram também envolvidos na preparação desta resposta humanitária, articulada pelo Centro de Coordenação de Resposta e Emergência (CCRE) da União Europeia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Saúde, que disponibilizou o material.

O voo, de cerca de duas horas, rumo a Tunes, capital da Tunísia, saiu pelas 10h30 do Aeródromo de Trânsito de Figo Maduro.

 

 



Partilhar
Conteúdo