Ir para o conteúdo principal

Presidente da República e Ministro da Defesa Nacional visitam militares portugueses no Afeganistão

Em plena quadra natalícia, o Ministro da Defesa Nacional, o Presidente da República e o Chefe do Estado-Maior do Exército encontraram-se com os mais de 200 militares portugueses, que participam na missão da NATO “Resolute Support Mission”, no Afeganistão.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPresidente da República e Ministro da Defesa Nacional visitam militares portugueses no Afeganistão
22 de dezembro de 2019

​Em plena quadra natalícia, o Ministro da Defesa Nacional, o Presidente da República e o Chefe do Estado-Maior do Exército encontraram-se com os mais de 200 militares portugueses, que participam na missão “Resolute Support Mission”, liderada pela NATO, no Afeganistão.

Na curta, mas intensa visita à capital afegã neste domingo, além do almoço com os cerca de 214 efetivos que constituem a força nacional no país, foi também inaugurado o Monumento de Homenagem aos militares mortos neste teatro de operações, onde atualmente se encontram representados 38 Estados, com mais de 17 mil militares.

O 4.º contingente português, que se encontra em Cabul desde outubro, constitui o 12.º maior contingente militar, no âmbito de uma missão internacional que se iniciou em 2015 e que visa proporcionar formação e treino às tropas afegãs, aconselhamento e assistência em diversas áreas-chave, nomeadamente no controlo civil das instituições afegãs de segurança, na política de planeamento estratégico e de comunicações estratégicas, no orçamento, na prestação de contas e supervisão, nos serviços de informação.

Os militares portugueses, dos quais 15 são mulheres, garantem a segurança do perímetro da base da NATO, na capital afegã, e asseguram também a vigilância da zona norte do aeroporto internacional Hamid Karzai, em Cabul.

Para 2020 está previsto que Portugal mantenha presença militar em território afegão, continuando a participar na “Resolute Support Mission”.

Partilhar
Conteúdo