Ir para o conteúdo principal
A paz e segurança em África, a Segurança Marítima no Atlântico, as Relações UE-NATO, a Resiliência e a Economia de Defesa Europeia são as prioridades de topo da PPUE para a Política Comum de Segurança e Defesa.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPPUE: Ministro da Defesa discute prioridades com Vice-Presidente da Comissão Europeia
15 de janeiro de 2021

​O apoio a Moçambique, a presença militar em África e a segurança marítima estiveram hoje no topo das discussões entre o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell Fontelles, durante a visita da Comissão Europeia a Portugal. 

Num primeiro encontro, sob a temática “Europa Global: Promovendo uma Europa aberta ao mundo", que contou com a participação do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, estiveram em discussão algumas das prioridades da Presidência Portuguesa, quer no âmbito da Política externa mas também da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD), nomeadamente a segurança marítima e as relações União Europeia (UE)/África, com destaque para Moçambique. 

Recorde-se que em dezembro passado, João Gomes Cravinho anunciou também o apoio de Portugal a Moçambique, com a formalização de uma nova missão de capacitação e treino dos militares moçambicanos.

Num outro encontro bilateral com o alto-representante da Comissão Europeia, o Ministro da Defesa Nacional teve ainda a oportunidade de abordar outros dos assuntos centrais da Defesa para a Presidência Portuguesa da UE. 

Além das missões militares em África, onde Portugal mantém a presença regular de Forças Nacionais Destacadas, imperaram as discussões sobre as relações transatlânticas, nomeadamente com os Estados Unidos da América, e a aproximação e aprofundamento da relação UE/NATO. 

A paz e segurança em África, a Segurança Marítima no Atlântico, as Relações UE-NATO, a Resiliência e a Economia de Defesa Europeia são as prioridades de topo da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia para a Política Comum de Segurança e Defesa. 

Portugal assume desde o dia 1 de janeiro e até 30 de junho, pela quarta vez na sua história, a Presidência do Conselho da União Europeia, sob o lema: “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital".


For English click here​

Partilhar
Conteúdo