Ir para o conteúdo principal
A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A assinou um contrato de manutenção com a Pratt & Whitney, um dos maiores fabricantes mundiais de motores de aeronaves


13 de novembro de 2020

Este contrato permite à OGMA integrar Rede de Centros de Manutenção Autorizados da Pratt & Whitney e reforçar assim o leque de serviços na área da manutenção, criando cerca de 300 postos de trabalho e triplicando o  seu volume de negócios  para cerca de 600 milhões de euros anuais.

 

A expansão do leque de atividades na área de manutenção, reparação e recondicionamento de motores de aviões, permitirá à OGMA, sobretudo em 2022 e 2023, criar 300 postos diretos de trabalho altamente qualificado.

 

O projeto, desenvolvido pela OGMA nos últimos 12 meses, com o apoio da Embraer, arranca já em 2021, com as componentes de industrialização e formação e deverá prolongar-se por duas décadas.

 

A OGMA vai investir 74 milhões de euros, nos primeiros quatro anos de projeto, o que vai permitir, ao longo dos próximos 20 anos, captar novos negócios que projetarão o volume de receitas da empresa até aos 600 milhões de euros anuais.

 

Os motores GTF (Geared Turbofan), usados pela nova geração de aeronaves comerciais como a família Airbus A320neo, Airbus A220 e Embraer E190-E2 e E195-E2, permitem reduzir até 16% de consumo de fuel nas operações aéreas, diminuir até 75% a emissão de ruído e reduzir entre 50 a 75% as emissões de CO2 e Nox.

 

Para o CEO da OGMA, Alexandre Solis, “este é um marco histórico para a OGMA, uma empresa com mais de 100 anos de existência” que, ao merecer “a confiança da Pratt & Whitney” prova  “a competência e a experiência das nossas equipas, mas estamos também oferecendo condições à OGMA para continuar com uma operação duradoura nas próximas décadas”.

 

Por seu lado, Dave Emmerling, vice-presidente de Commercial Aftermarket da Pratt & Whitney, afirmou que “com a OGMA, adicionamos um provedor de manutenção altamente capaz, com um longo histórico de experiência na manutenção, reparação e revisão de motores. À medida que a frota GTF continua a crescer, a rede de manutenção estará pronta para oferecer suporte à nossa base de clientes global em expansão”.

 

A OGMA, empresa que celebrou 100 anos de existência em 2018, especializou-se em duas áreas de negócio – manutenção, reparação e recondicionamento de aviões, motores e componentes de aviação civil e militar, e fabrico e montagem de estruturas de aeronaves civis e militares – e representa um dos expoentes da nova economia de defesa em Portugal.

Última atualização: 13 de novembro de 2020

Partilhar
Conteúdo