Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasNota de pesar do Ministro da Defesa Nacional pelo falecimento de Miranda Calha
28 de março de 2020

​​Nota de pesar do Ministro da Defesa Nacional pelo falecimento de Miranda Calha


​«Foi com profunda tristeza e pesar que tomei conhecimento do falecimento do antigo Secretário de Estado da Defesa Nacional e Presidente da Comissão de Defesa Nacional.

Miranda Calha, uma referência incontornável para a vida parlamentar e para a Defesa Nacional, marcou indelevelmente esta área, testemunhou e participou ativamente num período de grande transformação da nossa vida coletiva, da fundação e consolidação do nosso regime democrático.

A ação comprometida que colocou nos múltiplos cargos que desempenhou na área da Defesa Nacional, tanto no Governo, como no Parlamento português ou na Assembleia Parlamentar da NATO, inspiraram os que se lhe seguiram nestas funções e contribuíram para a construção da política de defesa.

Deputado experiente, de convicções, perseverante e de trato muito gentil, escolheu a luta pelo reconhecimento dos antigos combatentes como a sua última batalha no espaço público e na arena parlamentar, na qual se empenhou ativamente.

Mesmo afastado da vida parlamentar, não se afastou da Defesa Nacional e continuou empenhado na missão fundamental da disseminação do conhecimento sobre as realidades da Defesa e a sua aproximação ao resto da sociedade portuguesa, como Presidente da Comissão Portuguesa do Atlântico, tendo-se empenhado numa importante conferência sobre os 70 anos da NATO organizada neste mês fevereiro.

Nesta hora de consternação, quero transmitir o meu reconhecimento público e agradecimento. A Defesa Nacional muito lhe deve, e Miranda Calha perdurará nas nossas memórias.

Gostaria de manifestar as mais sentidas condolências à família e a todos os amigos de Miranda Calha.​​»

Aceda ao documento aqui.​

Partilhar
Conteúdo