Ir para o conteúdo principal
Após três meses no Golfo da Guiné, o Navio está finalmente de volta ao país e foi recebido pelo Ministro da Defesa Nacional

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasNRP “Setúbal” regressa a Portugal
30 de maio de 2021

O  NRP Setúbal, que esteve três meses no Golfo da Guiné​, no âmbito da Missão Mar Aberto, regressou este domingo à Base Naval de Lisboa, após cumprir a missão como Força Nacional Destacada.

Os militares, foram recebidos pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, que recordou o batismo deste navio referindo a importância que teve e que, ainda,​ mantém “Guarnição do NRP Setúbal: Bem-vindos de regresso a Portugal. Tive a honra de participar no batismo do Setúbal em fevereiro de 2019, e nessa ocasião enalteci a importância da renovação das capacidades da nossa Marinha com um Navio Patrulha Oceânico, cuja capacidade de interoperabilidade é o grande elemento diferenciador, sendo, portanto, particularmente adequados ao alargado leque de funções que a Marinha realiza hoje”.

A missão de Mar aberto encontra-se inserida na Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) com os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), materializando parte dos acordos de cooperação de defesa e fiscalização, de vigilância conjunta, segurança marítima e atividades científicas. É, portanto, uma das iniciativas mais robustas da cooperação bilateral e tem o desafio acrescido de contribuir para a implementação pioneira do projeto piloto da União Europeia das Presenças Marítimas Coordenadas no Golfo da Guiné.

Na sua intervenção, o Ministro da Defesa Nacional reforçou a importância destes meios para o cumprimento dos objetivos da Defesa ”A conclusão bem-sucedida de mais uma missão exigente do Setúbal e da sua guarnição mostra como estes meios são fundamentais para cumprir os objetivos políticos traçados pelo Governo. Aguardamos com expetativa a construção dos próximos 6 NPO, que certamente se juntarão ao Setúbal nestas e noutras importantes missões.”

O governante destacou também o contributo da missão na afirmação dos interesses de Portugal no Atlântico e na consolidação da iniciativa a nível europeu “ A bem-sucedida Iniciativa levada a cabo pela Marinha, em muito contribuiu, para afirmar os interesses de Portugal no Atlântico e para fortalecer as relações de nosso país com os países atlânticos africanos” e “contribuiu ainda para consolidar a iniciativa a nível europeu, e para demonstrar as capacidades nacionais na garantia de segurança no Atlântico”.

“A nossa cooperação no domínio da defesa muito beneficia da iniciativa Mar Aberto e do profissionalismo e brio dos nossos militares” salientou o ministro da tutela. “A Marinha foi buscar ao Infante D. Henrique o seu lema: Talant de Bien Faire. Mais uma vez demonstraram que os marinheiros e as marinheiras portuguesas continuam a portar consigo o talento para cumprir bem as suas missões”, elogiou. 

O NRP “Setúbal” partirá, previsivelmente em outubro, para uma segunda missão que percorrerá o Atlântico, onde integrará uma vez mais as Presenças Marítimas Coordenadas da UE. 

Esta missão comporta elevada expectativa dos parceiros europeus, que a vêm como um sinal do compromisso de Portugal com a segurança marítima na região do Golfo da Guiné.​

​Galeria de imagens


20210530_NRP “Setúbal” regressa a Portugal.jpg20210530_NRP “Setúbal” regressa a Portugal.jpg.jpg
Partilhar
Conteúdo