Ir para o conteúdo principal
Os 15 municípios da região receberam esta quinta-feira os protocolos assinados com os Ministérios da Defesa Nacional e da Educação

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMunicípios do distrito de Portalegre aderem ao Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz
17 de dezembro de 2021

Portalegre é o nono distrito do país a adotar o Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz. Os 15 municípios da região receberam esta quinta-feira os protocolos assinados com os Ministérios da Defesa Nacional, da Presidência do Conselho de Ministros, da Modernização do Estado e da Administração Pública e o Ministério da Educação para a implementação do programa de formação escolar e juntam-se a 100 outros concelhos já abrangidos ao longo dos últimos 5 anos.

 

Desenvolvido por uma equipa conjunta do Instituto da Defesa Nacional e da Direção-Geral da Educação, este programa dirigido às autarquias e respetivos estabelecimentos de ensino pretende aproximar Forças Armadas e sociedade civil, através da formação e sensibilização dos alunos do pré-escolar e dos ensinos básico e secundário para temas de cidadania.

 

Os protocolos assinados têm a duração de três anos, período durante o qual os municípios e os respetivos agrupamentos de escolas se comprometem a planear e executar um conjunto de atividades pedagógicas.

 

O entrega de protocolos foi assinalada numa cerimónia no Centro de Congressos de Portalegre, que contou com a presença dos autarcas e do Ministro da Defesa Nacional. Para João Gomes Cravinho, a adoção do Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz é um compromisso para estimular os jovens a compreender melhor o papel das Forças Armadas na história, democracia, na edificação e preservação do património nacional.

 

Gomes Cravinho afirmou que o trabalho realizado pelo Ministério da Defesa Nacional, em conjunto com as Forças Armadas, no apoio e difusão da educação para a cidadania, passou a contar com uma “nova ferramenta" nas escolas nacionais.

 

“Em democracia, conhecimento é uma condição fundamental à participação e à ação", o governante, referindo também que o “papel imprescindível" da escola na formação dos interesses dos mais novos. “Compete às comunidades apoiá-las nesse esforço, proporcionando aos nossos jovens as oportunidades de conhecer melhor o país, as instituições e pessoas que nele trabalham e as políticas que estruturam a sociedade", rematou.

 

A cerimónia contou também com a presença do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e o Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso.

 

O Referencial de Educação para a Segurança a Defesa e a Paz pretende envolver e aproximar os cidadãos da Defesa Nacional, focando-se nas faixas etárias mais novas. que levem os jovens e as crianças a pensar a Defesa Nacional. “Na Defesa Nacional estamos de portas abertas para os receber" afirmou João Gomes Cravinho.​


Galeria de imagens

​​

Partilhar
Conteúdo