Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, recebeu o seu homólogo do Brasil, Fernando Azevedo

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa recebe homólogo do Brasil
14 de setembro de 2019


O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, recebeu o seu homólogo do Brasil, Fernando Azevedo. O reforço da cooperação bilateral, as indústrias de Defesa, os assuntos de Defesa no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e as participaçõesem missões internacionais foram os temas centrais da agenda.

 Este foi a terceira vez que os dois Ministros estiveram reunidos, num espaço inferior a um ano, mas a primeira desde que Portugal assinou os contratos de aquisição de cinco aeronaves de transporte estratégico KC-390. Para João Gomes Cravinho, a aquisição destaaeronave “representa também o início de oportunidades estratégicas para Portugal e Brasil trabalharem juntos”, para além da sua importância para modernizar os meios da Força Aérea.

 Já o Ministro do Brasil explicou no final do encontro que fez questão de vir a Portugal após a aquisição dos KC-390 porque para “além de Portugal ser o nosso berço, nosso parceiro histórico, será também a porta de entrada do KC-390 na OTAN, na Europa, no OrienteMédio”.

A possibilidade dos dois países participarem em missões internacionais, foi também conversado na sequência da Ministerial da CPLP. Os Ministros recordaram a experiência profícua atual nesta área, com a integração de militares brasileiros na missão de formaçãoe treino da União Europeia na República Centro Africana.

“Essa primeira experiência creio que nos dará lições interessantes como repetir, desenvolver e alargar para outros planos”, considerou o Ministro João Gomes Cravinho.

 Este encontro foi uma oportunidade para aprofundamento das relações entre os dois países, enunciaram os Ministros. Esta contacto próximo que tem sido mantido evidencia, para o Ministro português “a importância da convivência e a densidade” das relações entre os dois países na área da Defesa.

Partilhar
Conteúdo