“Aplaudo esta dimensão societal da Marinha”, elogiou o Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, esta terça-feira, dia 14 de março, na visita à Escola de Tecnologias Navais (ETNA), acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Silva Ribeiro e pelo Comandante da ETNA, Nuno Cornélio da Silva. O principal Pólo de Formação da Marinha sediado na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, forma militares e civis.
O Ministro Azeredo Lopes contactou com as diferentes áreas de formação da Escola de Tecnologias Navais, teve a oportunidade de assistir às aulas de soldadura, de navegação marítima em submarinos, a um exercício da Polícia Marítima e assistiu ainda a simulações de situações de apoio a catástrofes.
No final da visita, o Ministro da Defesa disse que a visita lhe permitiu ter uma melhor amplitude da qualidade da formação realizada na ETNA, e defendeu que “quem escolha a Marinha tem a possibilidade de formação, aquisição de competências, e o reconhecimento dessas competências”, tendo por isso, “uma função de cidadania”.
A Escola de Tecnologias Navais tem como missão assegurar a formação técnico-profissional dos militares da Marinha e está organizada em departamentos, dos quais sete são dedicados à formação e três de apoio. Atualmente, tem cerca de 460 formandos provenientes de diversas áreas da Marinha, da Autoridade Marítima Nacional e da sociedade civil.