Ir para o conteúdo principal
João Gomes Cravinho destaca o apoio das Forças Armadas na campanha de vacinação contra a covid-19 nos Açores, iniciada em Santa Maria e que se estenderá por mais 4 ilhas do arquipélago, no âmbito da Operação Periferia

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa acompanha processo de vacinação nos Açores
07 de junho de 2021

João Gomes Cravinho destacou esta segunda-feira, em Vila do Porto, o apoio das Forças Armadas na campanha de vacinação em massa contra a covid-19 nos Açores, iniciada no dia 6 de junho em Santa Maria e que se estenderá nos próximos dias por mais 4 ilhas do arquipélago que não dispõem de hospital, no âmbito da denominada Operação Periferia.

O Ministro da Defesa Nacional sublinhou a importância de “dar testemunho de solidariedade e o apoio necessário ao trabalho que o Governo Regional dos Açores está a fazer", assegurando que se mantém a “equidade nacional" no acesso às vacinas.

Através da Operação Periferia foram abrangidas 1.872 pessoas em Santa Maria, aumentando para 4.233, o número de cidadãos inoculados com a primeira dose nesta ilha, correspondente a 82,68% da população vacinável.

Além das Forças Armadas, o Serviço Regional de Saúde dos Açores conta também com o apoio das do Serviço Regional de Proteção Civil, da Ordem dos Enfermeiros e das Unidades de Saúde locais. A partir do próximo dia 10, a Operação desenvolve-se nas Flores, Graciosa, São Jorge e Pico.

Na visita à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria, estiveram também presentes o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, o Coordenador da Task Force para a vacinação em Portugal, vice-almirante Gouveia e Melo, e o Coordenador para a vacinação nos Açores, Pedro Monjardino. 


​Galeria de imagens



Partilhar
Conteúdo