Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, presidiu à cerimónia de tomada de posse do Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (Vice-CEMFA).

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa Nacional dá posse ao Vice Chefe do Estado-Maior da Força Aérea
13 de novembro de 2020

O Tenente-General Rafael Martins sucede ao Tenente-General José Mata, que passa à situação de reserva e a quem o Ministro da Defesa manifestou “elevado apreço pelo trabalho realizado”, quer na reorganização do dispositivo da Força Aérea, quer na “bem-sucedida mudança de paradigma em curso na gestão dos meios aéreos de combate aos incêndios rurais”. 

O Ministro da Defesa sublinhou a “confiança” que a nomeação do Tenente-General Rafael Martins como Vice-CEMFA lhe mereceu, acrescentando: “nestas novas funções, continuará a dar provas das elevadas qualidades profissionais e humanas que tem demonstrado até aqui”. 

O governante reiterou ainda a importância que atribui à Força Aérea e à sua manutenção como uma “força de elite, moderna, atrativa e de elevada competência” face aos desafios atuais.

“É necessário preservar as nossas capacidades, de modo a assegurar as missões atuais”, mas também é “fundamental garantir uma permanente capacidade de ajuste e de resposta atempada às solicitações que possam surgir, e que têm surgido, confirmando as Forças Armadas como uma parte indispensável da mobilização nacional contra a Covid-19, objeto de reconhecimento e de gratidão por parte dos portugueses”, afirmou o Ministro da Defesa Nacional. 

Nesta cerimónia, que decorreu no Salão Nobre com um número reduzido de participantes, estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, a Secretária de Estado dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Nunes Borrego, dirigentes do Ministério da Defesa e comandantes da Força Aérea Portuguesa.

​​Galeria de imagens

​​​Créditos: António Lopes/MDN


Partilhar
Conteúdo