Ir para o conteúdo principal

Ministra da Defesa Nacional promove encontro para assinalar Dia Internacional da Mulher


Portal da Defesa na InternetDefesa NacionalComunicaçãoNotíciasMinistra da Defesa Nacional promove encontro para assinalar Dia Internacional da Mulher
08 de março de 2023

​No âmbito do Dia Internacional da Mulher, a Defesa Nacional promoveu um encontro entre mulheres militares e civis do Universo da Defesa, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, que contou com a presença da Ministra da Defesa Nacional.

Na abertura do encontro, a Ministra da Defesa Nacional começou por destacar os feitos já alcançados em três décadas de trabalho pela construção da Igualdade em Portugal “após três décadas chegamos a patamares que nos devem orgulhar. Em primeiro lugar, conseguimos a imparcialidade de género nas leis, conseguimos remover as restrições formais, uma condição fundamental para o avanço da igualdade; em segundo lugar, conseguimos aumentar a presença das mulheres nas Forças Armadas (FFAA), atualmente temos uma expressão de 14%, uma média ligeiramente acima da NATO; em terceiro lugar, temos hoje 40% de mulheres na estrutura da Defesa em cargos de direção."

Helena Carreiras referiu que, apesar das conquistas, o trabalho para a igualdade ainda não está concluído e, é por isso, necessário continuar a refletir em conjunto sobre o percurso a seguir até a alcançar. “Temos que estar presentes, temos que fazer parte para podermos transformar a qualidade da presença. É necessário cumprir os objetivos estabelecidos no âmbito da Igualdade, e a Defesa Nacional tem sido pioneira a nível internacional, nomeadamente, com a criação do Plano Setorial da Defesa Nacional para a Igualdade e com a implementação da Agenda Mulheres, paz e segurança, onde todas as entidades do Universo da Defesa participam ativamente", disse.

Dirigindo-se às presentes, a Ministra da Defesa, alertou ainda para a necessidade de se continuar a trabalhar nas políticas para a igualdade e não discriminação, para o reforço da representação feminina em missões internacionais em áreas operacionais, e para a necessidade de se consolidar o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito da harmonização das medidas políticas, dando os exemplo da conciliação da vida familiar com o trabalho e das alterações das medidas de maternidade e parentalidade.

No final da sua intervenção, Helena Carreiras, deixou a mensagem de que as conquistas são frágeis e que os retrocessos ocorrem diariamente, razão pela qual é necessário garantir que na Defesa as políticas continuem a ser desenvolvidas, sendo necessário o envolvimento tanto de mulheres quanto de homens. “P­ara se construir igualdade é necessário que todas e todos se envolvam, a missão das FFAA enriquece com a diversidade de cada um que as compõe". “As FFAA têm tido um papel de vanguarda na sociedade portuguesa para as questões de género e de não discriminação e eu acredito que continuaremos a tê-lo, permitindo construir uma sociedade mais justa, mais digna e mais Humana", rematou.

O evento reuniu mulheres militares dos 3 Ramos das Forças Armadas, em funções de liderança e alunas das Academias Militares, escola naval e cursos de formação de Sargentos, bem como mulheres civis em cargos de direção superior nos serviços centrais da Defesa Nacional.

O Dia Internacional da Mulher é celebrado pela ONU desde 1975, tendo sido oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução nº 32/142, a 16 de dezembro de 1977.

​Vídeo com a mensagem da Ministra da Defesa Nacional

​​

​Galeria de Imagens​​



Partilhar
Conteúdo