Ir para o conteúdo principal
Além do alojamento, a Marinha vai disponibilizar também refeições e lavandaria, a Segurança Social garante auxiliares de apoio e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo assegura o apoio médico.


21 de abril de 2020

No âmbito do apoio das Forças Armadas para reforçar o combate nacional à crise pandémica da COVID-19, a Marinha Portuguesa instalou na Escola de Tecnologias Navais, localizada na Base Naval de Lisboa, em Almada, um centro de acolhimento com mais de 350 camas, destinadas a doentes, pessoas não infetadas que precisem de isolamento ou profissionais de saúde, nomeadamente do Hospital Garcia de Orta. 

Além do alojamento, a Marinha vai disponibilizar também refeições e lavandaria, a Segurança Social garante auxiliares de apoio e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo assegura o apoio médico. 

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou o local e explicou que o encaminhamento das pessoas será articulado entre a Proteção Civil, a Administração Regional de Saúde e as autarquias. “Há todo um processo de decisão que começa no momento de deteção de uma necessidade com as autarquias, que estão em contacto com a Proteção Civil, com a Administração Regional de Saúde e o Secretário de Estado responsável. Havendo necessidade, imediatamente disponibiliza-se este espaço". 

Acompanhado pelo Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, que é também o coordenador da execução do estado de emergência na região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro, o Ministro da Defesa Nacional assistiu ainda à apresentação de um protótipo de ventilador mecânico, desenvolvido em apenas 3 semanas por 4 militares da Marinha, que sublinharam o custo de produção inferior ao da maioria dos dispositivos do género no mercado. 

Sobre este equipamento, João Gomes Cravinho destacou o “exemplo excelente de inovação das Forças Armadas, que têm de se adaptar em qualquer situação de conflito e perante o inesperado", referindo ainda que os militares “estão a criar as circunstâncias para responder da melhor maneira" à pandemia.​


​​Galeria de imagens

​​Créditos: Marinha Portuguesa

​​

Última atualização: 22 de abril de 2020

Partilhar
Conteúdo