O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, presidiu à assinatura do contrato de financiamento, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), entre o Exército e a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal".
O evento decorreu no dia 25 de fevereiro, nas extintas Oficinas Gerais de Fardamento do Exército, no Campo de Santa Clara, em Lisboa.
O investimento, no valor de 31,1 milhões de Euros, IVA incluído, permitirá reabilitar mais de uma dezena de edifícios em mau estado de conservação, gerando 427 unidades de alojamento temporário para militares deslocados nas categorias de Oficiais, Sargentos, Praças, e Trabalhadores Civis. Serão beneficiadas aproximadamente 600 famílias. Está também prevista a recuperação de edifícios do Colégio Militar e do Instituto dos Pupilos do Exército, a par da aquisição de diversos equipamentos.
“Quando assumi funções, o montante disponibilizado para o Exército era ridículo, de apenas cerca de 300 mil euros. Dez meses depois passou a ser de mais de 31 milhões de Euros", frisou o Ministro da Defesa Nacional.
Estas habitações deverão estar prontas em julho de 2026, com rendas mensais a partir de 45 euros.
A recuperação do Património do Exército vai decorrer em cidades como Lisboa, Porto, Leiria, Vendas Novas ou Constância.
A cerimónia contou, também, com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão.
Galeria de imagens