Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasNuno Melo assina acordo que viabiliza a venda de drones portugueses à França
28 de fevereiro de 2025

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e a Embaixadora de França em Lisboa, Helène Farnaud-Defromont, assinaram no dia 28 de fevereiro uma carta de intenções na área das capacidades de defesa que viabiliza a venda de drones portugueses à França.

É a primeira vez que o governo francês assume a intenção de adquirir equipamentos militares fabricados pelas indústrias de defesa nacionais, num passado recente.

O acordo prevê o início de conversações para a aquisição de sistemas aéreos não tripulados portugueses por parte da França. No acordo também estão incluídos sistemas de comunicação, fardamento, capacetes, coletes balísticos, comunicações táticas por rádio integradas com um sistema de gestão de campo de batalha, e veículos subaquáticos não tripulados produzidos pelas indústrias de defesa nacionais.

Por sua vez, Portugal compromete-se a adquirir 12 a 36 obuses Caesar, entre outro tipo de material, à França.

O compromisso foi alcançado na sequência da reunião bilateral entre os Ministros da Defesa de Portugal e França, durante a exposição Euronaval, ocorrida em Paris, a 4 de novembro do ano passado.

A cerimónia de assinatura da carta de intenções teve lugar na Câmara Municipal do Porto e contou com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, do Presidente de França, Emanuel Macron, no âmbito da visita de Estado a Portugal. O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, também esteve no evento.​

Galeria de imagens

​​

Partilhar
Conteúdo