O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, presidiu hoje à sessão de abertura do II Seminário “IDN Jovem”, que se realizou na Universidade do Minho em Braga.
Este seminário insere-se nas Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa Nacional, promovidas pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN) e que pretendem levar a todo o país a abordagem e reflexão da temática da Segurança e Defesa.
O Ministro da Defesa, na sua intervenção, abordou o tema da “Violência, terror e espaço público”, dirigindo-se “em especial aos estudantes universitários” e a todos os participantes no seminário que “estão a construir a Defesa Nacional na medida em que dão um contributo muito relevante para a reflexão sobre a construção de uma verdadeira cultura de defesa”.
Azeredo Lopes realçou a promoção “da investigação sobre a excelência das temáticas conectas com a Defesa Nacional”, destacando o papel do IDN pelo “mérito, a importância e o rasgo deste modelo” de participação dos estudantes e dos investigadores num projeto de aproximação da Defesa Nacional aos cidadãos de todas as idades.