Realizou-se esta quarta-feira, 22 de novembro, no Instituto de Defesa Nacional (IDN), a 5ª edição do Seminário de Defesa Nacional.
O V Seminário de Defesa Nacional, que decorreu sob o tema "Resiliência num Contexto de Competição Geopolítica", teve como objetivo promover um debate sobre as estratégias de resiliência institucional face a desafios da atual dinâmica de competição sistémica. O evento, presidido pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, contou com a participação do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires, da Diretora do Instituto de Defesa Nacional, Isabel Ferreira Nunes, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, do antigo Ministro da Defesa Nacional e ex-Diretor Geral da Organização Internacional para as Migrações, António Vitorino, bem como diversas entidades, embaixadores e adidos de defesa, nacionais e internacionais.
Na sua intervenção, a Ministra da Defesa Nacional enalteceu a importância da realização da quinta edição do Seminário de Defesa Nacional, que tem “como objetivo fomentar o debate no seio da comunidade de Defesa", referindo que a aproximação da Defesa à sociedade civil é fundamental para o futuro.
“Cabe-nos continuar a defender um envolvimento maior da sociedade civil nos temas da Defesa Nacional, assim como continuar a pugnar pela salvaguarda de uma ordem internacional com base em regras. O contexto em que vivemos exige mudanças significativas nas nossas políticas, nos nossos investimentos e capacidades, na nossa compreensão do novo ambiente estratégico, e no reforço de parcerias com aqueles com quem partilhamos interesses e ideais", disse.
O seminário contou ainda com uma intervenção do antigo Ministro da Defesa Nacional e ex-Diretor Geral da Organização Internacional para as Migrações, António Vitorino, sobre “Resiliência num mundo em mudança", e um painel sobre Perspetivas Europeias, moderado pelo Major-general Filipe Arnaut Moreira e que teve a participação de oradores de Espanha, Finlândia, Reino Unido e Ucrânia, na parte da manhã.
À tarde, teve lugar uma intervenção do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, sobre “As Forças Armadas Portuguesas em contexto de resiliência", e um painel sobre as Perspetivas Nacionais, moderado pelo Coronel António Eugénio, que contou com a participação de Manuel Cabugueira, da Agência Nacional de Comunicações, Rosário Macário, do Instituto Superior Técnico-Universidade de Lisboa, e Elvira Pereira, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas-Universidade de Lisboa.
A encerrar, o Secretário de Estado da Defesa Nacional agradeceu a organização do V Seminário de Defesa Nacional e a todos os oradores, moderadores e participantes, destacando a realização de um evento que considera “fundamental para uma cada vez maior aproximação da Defesa Nacional à sociedade civil".
O Seminário de Defesa Nacional é uma iniciativa da Ministra da Defesa Nacional, organizada em parceria com o Instituto da Defesa Nacional, cujo objetivo é a promoção anual de debates vocacionados a esta área de soberania, reunindo intervenientes com ação direta na elaboração e execução de políticas de Defesa Nacional e de diversos profissionais da comunidade em geral, com interesse nestas matérias.