Ir para o conteúdo principal
Tributo aos militares pelas milhares ações de prevenção e combate à Covid-19 em Portugal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasHomenagem às Forças Armadas pela resposta à pandemia
18 de junho de 2020

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, prestou hoje homenagem aos militares que se têm mantido na linha da frente e que se destacaram no combate à pandemia de Covid-19, numa cerimónia simbólica, que teve lugar no Forte de São Julião da Barra.

Durante o ato solene, o Ministro da Defesa condecorou o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e os Chefes dos Estados-Maiores da Armada, Exército e Força Aérea como forma de prestar homenagem a “todos os militares que servem sob as suas ordens".

No evento estiveram também presentes 36 militares dos vários ramos das Forças Armadas a quem foi concedida a Medalha da Defesa Nacional, que lhes será imposta mais tarde, em cerimónia presidida pelo Ministro da Defesa Nacional.

Durante o discurso de homenagem, João Gomes Cravinho vincou “o reconhecimento público a todos os homens e mulheres, oficiais, sargentos e praças das nossas Forças Armadas que, encarnando os valores do dever e do serviço, se destacaram" nas ações de prevenção e combate à pandemia em Portugal.​

Por questões de segurança, a cerimónia realizou-se num formato ajustado em relação àquilo que são as cerimónias das Forças Armadas e do Ministério da Defesa, cumprindo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, tendo em conta a situação atualmente vivida no país.​

​“Desempenho cabal"

Desde o início da pandemia de Covid-19 milhares de militares portugueses participaram em inúmeras ações de apoio ao combate nacional ao coronavírus, sem, no entanto, terem sido descuradas as missões regulares da Defesa Nacional.  João Gomes Cravinho destacou o “desempenho cabal" dos militares portugueses e o “sentido de missão tão vitais nestas circunstâncias mais difíceis e mais exigentes".

João Gomes Cravinho afirmou ainda que “este tipo de emergências poderão vir a ser mais frequentes no futuro, nomeadamente por via dos riscos resultantes das alterações climáticas, ou das transformações na biotecnologia ou no ciberespaço" e reforçou a importância dos gastos em Defesa pelo Estado Português não serem entendidos  “como uma despesa, mas antes como um investimento em meios e capacidades vitais para proteger os portugueses de todo o tipo de ameaças e riscos, como esta pandemia veio demonstrar."

Nesta operação, as Forças Armadas comprovaram mais uma vez a sua capacidade de adaptação e de resposta aos mais diferentes cenários.

Foram realizadas desde o início da pandemia mais de 560 ações de formação para a higienização de escolas, descontaminação de lares, centros de saúde, viaturas médicas e aeronaves, em colaboração com inúmeros organismos, e em especial o Serviço Nacional de Saúde.

Neste período foram produzidos diariamente mais de 4.000 litros de álcool gel pelo Laboratório Militar, entregues dez toneladas de material médico e de proteção, e realizado o transporte de doentes dos arquipélagos para o continente.

Foi ainda ativado o Hospital Militar de Belém, criados centros de acolhimento, disponibilizadas mais de 6.000 camas, distribuídas em postos médicos avançados e no Hospital das Forças Armadas e montadas mais de 80 tendas pelo país.​

Galeria de Imagens

Créditos: António Lopes/MDN

​​

​​

​​​​V​ídeo

​As Forças Armadas têm desempenhado um papel muito importante na prevenção e combate à pandemia de Covid-19 em Portugal. Milhares de militares e ações com a entrega de sempre, união, solidariedade e experiência ao serviço do país. Chegou o momento de lhes agradecermos. Obrigado!​​


​​

Partilhar
Conteúdo