Ir para o conteúdo principal
Valorizar as pessoas e a condição militar, reforçar capacidades e equipamentos, aproximar a sociedade e as Forças Armadas Portuguesas, são algumas das prioridades da Ministra da Defesa Nacional.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasHelena Carreiras apresenta-se aos militares portugueses
18 de abril de 2022

​Valorizar as pessoas e a condição militar, reforçar capacidades e equipamentos, aproximar a sociedade e as Forças Armadas Portuguesas, são algumas das prioridades da Ministra da Defesa Nacional. 

… 

É com muito orgulho e sentido de responsabilidade que assumo as funções de Ministra da Defesa Nacional de Portugal.

Na impossibilidade de estar pessoalmente junto a vós no arranque do meu mandato, gostaria de saudar toda a comunidade da Defesa Nacional e de partilhar algumas das prioridades do governo para esta área.​

A guerra em curso na Ucrânia tornou ainda mais evidente o papel fundamental das Forças Armadas na prevenção e resposta aos conflitos e na promoção da paz.

No atual contexto, a nossa primeira prioridade será reafirmar a importância da Defesa Nacional na sociedade portuguesa, promovendo a modernização das Forças Armadas. Isso faz-se através da valorização das pessoas e da condição militar, atraindo e retendo talento, mas também do reforço de capacidades e equipamentos, apostando em programas passíveis de duplo uso e que criem riqueza para a economia nacional.

A segunda prioridade, na qual depositarei particular empenho, é a de promover a aproximação entre a sociedade e as Forças Armadas. É essencial desenvolvermos uma cultura de defesa partilhada, através de uma ligação maior às universidades, às escolas, aos jovens, às empresas, às instituições de cultura e ao património.

Estas duas prioridades são o alicerce de uma terceira: a afirmação de Portugal no mundo como ator credível de segurança. Temos sido, e no que depender de mim continuaremos a ser, aliados e parceiros fiáveis em matéria de segurança e defesa.

Estou certa de que, quer os militares que cumprem missões em território nacional, quer as nossas Forças Nacionais Destacadas continuarão a orgulhar-nos em todos os teatros de operação, honrando a reputação dos militares portugueses. 

Continuaremos a empenhar-nos a fundo na cooperação no domínio da defesa com os nossos parceiros e amigos da CPLP.

Agradeço aos homens e mulheres, militares, civis e militarizados da Defesa Nacional, por escolherem servir Portugal. Estamos juntos nessa missão. 

 

Helena Carreiras,

Ministra da Defesa Nacional

​​

Partilhar
Conteúdo