Aos 58 anos de idade e 39 de serviço, o general Rovisco Duarte, natural de Alpalhão, deixou as funções de Inspetor-Geral do Exército para assumir o cargo de Chefe de Estado-Maior do Exército, substituindo no cargo o general Carlos Jerónimo. O general Frederico Rovisco Duarte acumulava ainda funções de Diretor Honorário da Arma de Artilharia e Vogal do Conselho Superior de Disciplina do Exército, ambas desde 2013.
Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos, em funções ligadas à componente operacional, à logística, ao pessoal, à formação e ao Estado-Maior. Destacam-se o desempenho dos cargos de Comandante do Comando de Instrução e Doutrina do Exército, de Diretor Coordenador e de Chefe de Gabinete do Chefe de Estado-Maior do Exército.
O agora Chefe do Estado-Maior do Exército foi também professor no Instituto de Estudos Militares - atualmente Instituto Universitário Militar -, no qual exerceu posteriormente funções de Subdiretor e Diretor do Departamento de Investigação e Doutrina. A nível internacional, serviu três anos no Quartel-General da EUROFOR em Florença, Itália, entre 1996 e 1999.
Da sua folha de serviços constam 20 louvores, dos quais um concedido pelo Ministro da Defesa Nacional, um concedido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, oito por Oficiais Generais e três de outras entidades militares.
Recebeu várias condecorações, de entre as quais se destacam, a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, a Medalha de Grande Oficial da Ordem Militar de Avis, as duas Medalhas de Ouro de Serviços Distintos, as quatro Medalhas de Prata de Serviços Distintos, as Medalhas de Mérito Militar de 1ª e 3ª classe, a Medalha de D. Afonso Henriques, de 1ª classe – Mérito do Exército, a Medalha da Defesa Nacional de 1ª Classe e as Medalhas de Ouro e de Prata de Comportamento Exemplar. Possui, ainda, a Medalha EUFOR.