Ir para o conteúdo principal
A Força Aérea Portuguesa destacou uma aeronave C-295M e 18 militares para apoiar as autoridades italianas na Vigilância Marítima no Mar Mediterrâneo, no âmbito da Operação JO TRITON 2016, da agência FRONTEX

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasForça Aérea apoia a vigilância do Mediterrâneo
05 de maio de 2016
​Esta Força Nacional Destacada, com meios da Esquadra 502 – Elefantes, vai operar a partir de Sigonella, em Itália, entre 1 de maio a 30 de junho, vigiando a costa italiana e a costa do Norte de África.

A Esquadra 502 Elefantes da Força Aérea Portuguesa já participou em quatro missões da Agência FRONTEX no ano passado, tendo efetuado uma missão idêntica entre 1 e 31 de outubro de 2015, na qual efetuou 32317 km e cobriu uma área de 1936180 Km². A Esquadra 601 – Lobos também foi destacada pela Força Aérea, para a Operação TRITON, duas vezes em 2015 e uma entre 1 a 31 de março de 2016. 

A agência FRONTEX não substitui as atividades de controlo das fronteiras da UE, providencia antes um apoio adicional de equipamento técnico e de guardas costeiros da UE dada a pressão acrescida dos movimentos migratórios. TRITON é uma Operação Conjunta coordenada pela FRONTEX.

No total, 26 estados-membros europeus participam no TRITON através do destacamento de especialistas ou de equipamento técnico: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Islândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, República Checa, Suécia, Suíça.

Todos os meios marítimos e aéreos operam sob a coordenação do Centro de Coordenação Internacional. Esta estrutura de coordenação é composta pelas autoridades italianas, pelo gabinete de coordenação da FRONTEX e pelos representantes das autoridades das guardas costeiras dos estados-membros participantes.




Partilhar
Conteúdo