Ir para o conteúdo principal
O Almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias foi Chefe do Estado-Maior da Armada entre 1997 e 2002

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasFalecimento do Almirante Vieira Matias
13 de junho de 2020

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, lamenta profundamente o falecimento do Almirante Vieira Matias e envia as mais sentidas condolências à família enlutada, à Marinha, e a toda a Família Militar.

O Almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias foi Chefe do Estado-Maior da Armada entre 1997 e 2002 e um dos mais notáveis líderes e militares contemporâneos, com uma carreira brilhante ao serviço da Marinha. 

Comandou o N.R.P. “João Belo”, exerceu funções como Chefe de Divisão do Estado-Maior da Armada e professor do Instituto Superior Naval de Guerra.

Foi superintendente dos Serviços do Material, Comandante Naval e comandante-em-chefe da Área Ibero-Atlântica da Organização do Tratado do Atlântico Norte, terminando a carreira na Marinha, no cargo máximo de Chefe do Estado-Maior da Armada.

Ao longo da sua vida, o Almirante Vieira Matias foi agraciado com 16 condecorações nacionais, incluindo a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, e 10 estrangeiras, do Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França e Itália.

Faleceu esta manhã, vítima de doença prolongada.


Partilhar
Conteúdo