Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na Internet
Exercício ORION19 treina 1300 militares de 8 países

Militares de vários países estiveram envolvidos no exercício militar ORION19, que decorreu em Vendas Novas e em Santa Margarida

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasExercício ORION19 treina 1300 militares de 8 países
02 de dezembro de 2019

​Mais de 1300 militares de vários países estiveram envolvidos no exercício militar ORION19, que decorreu em Vendas Novas e em Santa Margarida.
O Ministro da Defesa Nacional deslocou-se ao Campo Militar de Santa Margarida, no dia 29 de novembro, onde teve lugar uma desmonstração conjunta das forças envolvidas, com fogos reais e o emprego de algumas dos 180 carros de combate portugueses e espanhóis que participaram no exercício.
"É praticando que se gera a confiança, o conhecimento, a interoperabilidade com forças de países aliados e que se criam as condições para que possam desempenhar, como têm desempenhado de forma exemplar, o seu trabalho quando vão para missões às vezes muito exigentes como é o caso das missões na Republica Centro Africana (RCA) ou no Afeganistão", afirmou João Gomes Cravinho, que esteve no Campo Militar de Santa Margarida acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches e pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro.
O maior exercício anual do Exército começou no dia 19 de novembro e culminou sexta-feira, dez dias depois. Além de forças nacionais das três Brigadas do Exército português e da Zona Militar da Madeira, contou com militares dos países aliados de Espanha, Estados Unidos da América, Lituânia e Roménia e observadores do Brasil, Espanha, França e Grécia.
O exercício ORION19 testou as operações de resposta a crises, centradas na componente terrestre, com a finalidade de avaliar os objetivos de força do Exército, nomeadamente da componente terrestre que integra a Força de Reação Imediata, em ambiente operacional de cariz conjunto e combinado, associados com compromissos internacionais da NATO, ONU e União Europeia.
Neste exercício foi também possível treinar a projeção ferroviária, de Mangualde para Santa Margarida, de viaturas PANDUR e, na zona de Vendas Novas, exercitar a atividade aérea, como o lançamento de carga e evacuação aérea.
Em Santa Margarida, o Ministro da Defesa, o Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional e a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes foram recebidos no Campo Militar pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca.

Partilhar

Conteúdo