Ir para o conteúdo principal
O Dia da Defesa Nacional, que esteve suspenso desde 9 de março, retoma a partir de amanhã a atividade em formato presencial.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasDia da Defesa Nacional retoma formato presencial
01 de setembro de 2020

O Dia da Defesa Nacional, que esteve suspenso desde 9 de março, retoma a partir de amanhã a atividade em formato presencial.

O carácter presencial do Dia da Defesa Nacional é retomado a partir de amanhã em cinco Centros de Divulgação no continente, tendo sido acauteladas as medidas de proteção da saúde pública, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Neste contexto, os Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional (CDDN), foram reconfigurados e devidamente adaptados para receber, em segurança, todos os cidadãos convocados.  Foram criados percursos seguros e adotadas as medidas de afastamento social em vigor, assegurando a higienização de todos os espaços e o fornecimento de material de proteção pessoal, nomeadamente desinfetante para mãos e máscaras, que serão obrigatórias para todos.

Em cada um dos Centros de Divulgação, os jovens convocados serão ainda divididos em seis grupos, de forma a não ultrapassar o número máximo previsto pelas normas da DGS e a garantir que o Dia da Defesa Nacional decorre em segurança, para os jovens convocados e para os militares das unidades que os acolhem.

O Dia da Defesa Nacional iniciar-se-á em cinco Centros de Divulgação: Maceda, Portimão, Sintra, Vila Real e Viseu, e irá abranger, até ao final de 2020, 63 359 jovens dos vários distritos do país, tendo sempre em conta a evolução da situação epidemiológica no país.

Dia da Defesa Nacional adiado para os jovens de Arouca

Perante a situação epidemiológica que afeta o concelho de Arouca​​ e ava​liados os potenciais riscos de contágio associados neste caso em particular, o Ministério da Defesa Nacional, numa decisão de caráter excecional, resolveu adiar o dever militar de comparência ao Dia da Defesa Nacional para os jovens deste concelho. Assim, os 257 cidadãos que estavam convocados para os dias 2 a 4 de setembro, para comparecer no CDDN de Maceda, no Aeródromo de Manobra n.º 1, terão a sua participação adiada para a 17ª edição do Dia da Defesa Nacional, em 2021.

O Dia da Defesa Nacional foi instituído em 2004 e visa sensibilizar para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas. Nos últimos 15 anos, mais de um milhão e duzentos mil jovens portugueses participaram no Dia da Defesa Nacional.

Partilhar
Conteúdo