O Secretário de estado da Defesa Nacional (SEDN), Marcos Perestrello, juntamente com o Secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, marcou presença na cerimónia de assinatura do protocolo que cede à CML o edifício do antigo Ministério do Exército e de toda a Ala Oeste do Terreiro do Paço.
Durante a sua intervenção, e após a assinatura do auto de cedência, Marcos Perestrelo referiu o agrado com que testemunha e participa na “devolução desta praça às pessoas” e destacou a compreensão do Exército em todo o processo de desocupação e cedência do espaço, colaborando através da “transformação da Praça do Terreiro do Paço”. “Daqui a poucos meses esta parte da praça terá muito mais vida do que tem hoje e será usufruída sobremaneira pela população”, afirmou o SEDN, agradecendo em nome da Defesa Nacional “poder contribuir para a melhoria das condições desta cidade e do nosso país.”
O mesmo agrado se refletiu no discurso do presidente da CML, Fernando Medina, que referiu a importância desta parceria para a evolução da cidade de Lisboa e de dinamização de “uma das mais belas praças da Europa”. “Lisboa ganha mais com estes projetos. Hoje construímos um pouco mais do futuro da cidade de Lisboa”, frisou Fernando Medina.
Fernando Medina assegurou que o espaço será totalmente rentabilizado com “nascimento de novas atividades” e de projetos que reforcem a “atratividade da cidade”. O imóvel, com uma área útil de 338 metros quadrados, e com vista sobre o Tejo, foi cedido por um período de 45 anos, por um valor de cerca de 400 mil euros.