Ir para o conteúdo principal
Decorre até ao dia 17 de outubro, em Ponte de Sor, a 5.ª edição do Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica internacional na Península Ibérica, e que conta com a participação da Defesa Nacional.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasDefesa Nacional marca presença no Portugal Air Summit
13 de outubro de 2021

​Decorre até ao dia 17 de outubro, em Ponte de Sor, a 5.ª edição do Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica internacional na Península Ibérica, e que conta com a participação da Defesa Nacional.

Presente na inauguração do evento esteve, esta manhã, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, que elogiou a iniciativa, destacando o “espírito vibrante" patente, que reflete o “dinamismo do setor aeronáutico, do espaço e da defesa".

Classificando-o como “um evento de excelência e da maior relevância" para o país, e fazendo um paralelismo para o tema deste ano: “Voando para um novo começo" (“Flying for a new start", em inglês), Gomes Cravinho destacou a importância da iniciativa como “sinal de esperança na recuperação" do setor para o desenvolvimento social e económico.

O Portugal Air Summit, que conta já com cinco edições, é um evento que reúne os principais atores da indústria aeroespacial (profissionais da área de aviação, defesa, aeronáutica e espaço, centros de ensino, entre outros) em torno das últimas inovações tecnológicas e da discussão dos temas mais prementes da atualidade aeroespacial.

A edição deste ano conta, pelo segundo ano consecutivo, com a organização do concurso “EuRoc – European Rocketry Challenge", uma competição europeia de lançamento de foguetões desenhados e montados por estudantes universitários e investigadores, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, e que este ano contará com a colaboração do Exército Português, que disponibilizará o Campo Militar de Santa Margarida para os lançamentos da competição.

Das atividades programadas, está também prevista, no primeiro dia, a participação dum painel composto por peritos das Forças Armadas e da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional que, subordinado ao tema “Edificação Cooperativa de Capacidades Militares", apresentará projetos centrais para o futuro da Defesa Nacional, na área do treino de helicópteros, na área das aeronaves não tripuladas, na área da ciberdefesa e na área do conhecimento situacional em cenários urbanos complexos.

Durante os cinco dias de evento a Defesa Nacional e as Forças Armadas marcarão ainda presença com expositores dedicados à divulgação do Dia da Defesa Nacional, do recrutamento militar e outros aspetos relacionados com o serviço militar.

Partilhar
Conteúdo