As conclusões do primeiro Seminário de Defesa Nacional foram publicadas no IDN Cadernos 32, tendo por base o conjunto de intervenções realizadas no encontro subordinado a este tema na Fundação Gulbenkian. A publicação inclui também a Intervenção do Primeiro-ministro, António Costa, uma nota introdutória assinada pelo Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, e a intervenção da Ministra da Defesa de França, Madame Florence Parly.
A primeira edição do seminário realizou-se no dia 5 de fevereiro de 2019, em Lisboa, com o objetivo de envolver a sociedade portuguesa, através da participação de um conjunto de especialistas do mundo civil. Estas duas dimensões - uma interna, necessariamente mais restrita, e uma mais ampla, com a integração de perspetivas mais diversas - são essenciais para que a Defesa Nacional possa desenvolver as respostas capazes para os grandes desafios do nosso tempo e do futuro próximo.
As relações entre as Forças Armadas e a sociedade, os desafios da Ciberdefesa e ciberameaças, a Cooperação civil-militar na resposta a ameaças não militares e, o Desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa são os quatro temas do I Seminário de Defesa Nacional.
Consulte as conclusões do Seminário de Defesa Nacional em:
IDN Cadernos 32.pdf