Ir para o conteúdo principal
A Defesa Nacional já disponibiliza nesta App o Bilhete de Identidade Militar e o Cartão de Antigo Combatente

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCartão Digital de Assistência na Doença aos Militares das Forças Armadas (ADM) na aplicação id.gov.pt
02 de agosto de 2022

A “id.gov.pt" é uma aplicação (App) gerida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA I.P.), que permite guardar no seu telemóvel e apresentar a terceiros os seus cartões emitidos por entidades oficiais, como é o caso do Cartão de Cidadão, Carta de Condução ou  Documento único Automóvel, tendo a mesma validade jurídica dos respetivos cartões físicos dentro do território nacional.

A Defesa Nacional já disponibiliza nesta App o Bilhete de Identidade Militar e o Cartão de Antigo Combatente. Além disso, recorrendo a outra App da AMA I.P., “autenticação.gov" os militares na efetividade serviço podem assinar digitalmente com os seus atributos profissionais (e.g. função, posto).

Agora, através de um projeto conjunto entre o Instituto Social das Forças Armadas (IASFA I.P.), a Secretaria-Geral do MDN e a AMA I.P., passa a estar disponível um terceiro cartão da Defesa Nacional, o cartão de Assistência na Doença aos Militares das Forças Armadas (ADM).

Este projeto, à semelhança dos anteriores, revela o empenho do setor da Defesa na sua modernização administrativa, por via da desmaterialização de processos e da transformação digital; a preocupação da Defesa Nacional na reutilização de soluções já existentes na Administração Pública, poupando recursos; o foco do IASFA nos seus beneficiários e na simplificação e eficiência dos seus processos e a capacidade das entidades de diferentes áreas governativas trabalharem em conjunto.

A Defesa Nacional congratula-se, pois,  por contribuir com mais um passo importante para a portabilidade dos diversos documentos em suporte digital que procuram simplificar o dia-a-dia dos cidadãos e, no caso, através do IASFA, aos cerca de 110 mil beneficiários titulares e familiares da ADM.

Conclui-se, assim, a medida Carteira Digital – Militar, integrada no Programa SIMplex 2022, que diz SIM às pessoas e às empresas.

Partilhar
Conteúdo