Ir para o conteúdo principal
"A Europa precisa de repensar o seu posicionamento estratégico e garantir a sua autonomia em matéria de segurança, tendo a defesa como linha avançada da sua estratégia global”, defendeu o Ministro da Defesa


06 de fevereiro de 2016
​"A Europa precisa de repensar o seu posicionamento estratégico e garantir a sua autonomia em matéria de segurança, tendo a defesa como linha avançada da sua estratégia global”, defendeu o Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, hoje, no encontro informal dos Ministros da Defesa da UE, em Amesterdão.

Azeredo Lopes defendeu que a estratégia de segurança da UE, adotada em 2003 e revista em 2008, “deixou de conseguir responder plenamente aos desafios de um ambiente geopolítico em acelerada transformação”, marcado sobretudo pelo novo terrorismo transnacional, pelas crises migratórias e pela tensão a Leste.

Para o Ministro da Defesa Nacional, é urgente que a Europa estabeleça a sua própria estratégia assente em pilares de política externa e de segurança que sirvam “as suas premissas civilizacionais, sem subestimar a dimensão da Defesa na discussão da sua nova estratégia global”.

O encontro contou com duas sessões de trabalho sobre o Plano de Ação de Defesa Europeu e as Missões e Operações de Política e Segurança e Defesa Comum. O futuro para a Estratégia Global da UE foi discutida em conjunto com os Ministros dos Negócios Estrangeiros dos países-membros.

Recorde-se que a Estratégia Global da UE deverá ser aprovada pelo Conselho Europeu no próximo mês de junho.


Última atualização: 13 de dezembro de 2018

Partilhar
Conteúdo