Ir para o conteúdo principal
O novo ano letivo da Academia Militar teve início no dia 6 de novembro, com uma Cerimónia de Abertura presidida pelo Ministro da Defesa Nacional

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasAbertura do ano letivo da Academia Militar
06 de novembro de 2019

O novo ano letivo da Academia Militar teve início no dia 6 de novembro, com uma Cerimónia de Abertura presidida pelo Ministro da Defesa Nacional.

João Gomes Cravinho destacou a Academia Militar como uma instituição de elevada qualidade no ensino, formação e investigação, que procura dar resposta aos desafios atuais do ensino superior militar, numa intervenção dirigida aos novos alunos, incluindo estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. 

A conjugação do ensino de caráter geral com as especificidades da formação militar foi sublinhada pelo Ministro da Defesa, que recordou a intenção de aprofundamento da colaboração entre a Academia Militar e os clusters industriais e tecnológicos nacionais e internacionais bem como os desafios da internacionalização e promoção da investigação. “A Academia Militar tem sabido estar na linha da frente nestes projetos”, afirmou Gomes Cravinho, dando como exemplo o Cyber Academia and Innovation Hub que, em articulação com a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, permitiu a sua transformação num projeto da Cooperação Estruturada Permanente da União Europeia, liderado por Portugal. Outro exemplo é a colaboração com os centros de inovação tecnológica nacionais na criação do sistema Soldado do Futuro, no âmbito da Lei de Programação Militar”, disse.

Aos alunos que terminaram a sua formação o Ministro da Defesa Nacional agradeceu a escolha que fizeram: “servir Portugal nas fileiras do Exército e da Guarda Nacional Republicana”, salientando o desafio exigente de total empenho e apurada ética de serviço público que terão no futuro. “Conto com todos vós para os grandes desafios que temos pela frente”, acrescentou.

Durante a cerimónia, onde também esteve presente a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, teve lugar a lição inaugural, proferida pelo professor catedrático José Fontes e os alunos finalistas receberam das várias entidades presentes os prémios escolares e as cartas de curso, marcando o fim do ciclo de estudos na Academia Militar.

Partilhar
Conteúdo