Ir para o conteúdo principal
A Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional assinala o Dia dos Capacetes Azuis com uma proposta de leitura

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotícias29 de maio - Dia dos Capacetes Azuis
28 de maio de 2021

​No âmbito do Dia dos Capacetes Azuis, que se assinala este sábado com uma cerimónia evocativa junto ao Forte do Bom Sucesso, em Lisboa, a Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional associa-se à homenagem com uma proposta de leitura, perpetuando, assim, o conhecimento e a memória daqueles que trabalham pelo mundo ao serviço da paz.

A Guerra na Antiga Jugoslávia Vivida na Primeira Pessoa: Testemunhos de Militares Portugueses ao Serviço das Nações Unidas" é um livro, escrito em português e em inglês, da coordenação de Carlos Branco, Henrique Santos e Luís Saraiva, que compila os relatos de experiências vividas por 17 oficiais das Forças Armadas Portuguesas, que prestaram serviço como Observadores Militares das Nações Unidas, no teatro de operações da ex-Jugoslávia, antes dos acordos de Dayton, entre março de 1992 e agosto de 1996.

A obra conta com prefácio do Embaixador José Cutileiro, um dos mediadores da paz para o fim da guerra dos Balcãs, e posfácio de Carlos Santos Pereira, jornalista, considerado o repórter de guerra português com maior experiência naquele terreno.

Mais do que um livro sobre a história da participação portuguesa na UNPROFOR (United Nations Protection Force), é um extraordinário relato para a construção dessa história, que nos coloca no teatro de operações, relatando situações vividas na primeira pessoa. Experiências pessoais que vale a pena conhecer.

Conheça esta e outras obras através da Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional

​​


Partilhar
Conteúdo