O 28º Prémio Defesa Nacional e Ambiente foi hoje entregue à candidatura apresentada pelo Centro de Informação Geoespacial do Exército - “Sustentabilidade energética do CIGeoE" -, pelos ministros da Defesa Nacional e do Ambiente e da Ação Climática, João Gomes Cravinho e João Pedro Matos Fernandes, numa cerimónia que decorreu no Centro de Informação Geoespacial.
Selecionada, por unanimidade pelo júri nomeado para o concurso, pelo “contributo exemplar de integração das preocupações ambientais na atividade militar", a candidatura apresentada pelo CIGeoE integra como principais medidas: a colocação de painéis fotovoltaicos para produção de energia, a colocação de fibra ótica no edifício, a utilização de equipamentos com um grau energético no mínimo de classe A, o desenvolvimento de ações de consciencialização dos militares e civis para o consumo eficiente e a monitorização diária dos consumos, entre outras ações.
A instalação desta unidade de produção de eletricidade para autoconsumo já reduziu em cerca de 13% a energia elétrica consumida e evitou o uso de cerca de 27 toneladas de carvão e a emissão de cerca de 33 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.
João Gomes Cravinho destacou o contributo exemplar do Centro de Informação Geoespacial do Exército para a integração das preocupações ambientais na atividade militar.
O governante referiu também que mais do que “incorporar as metas da neutralidade carbónica nas nossas missões e operações" é necessário incorporar “a compreensão de que as alterações climáticas são um fator de aceleração de conflitos com um enorme impacto e potencial disruptivo para as nossas sociedades e para a segurança coletiva". Acrescentou ainda ser urgente produzirem-se orientações estratégicas que levem em conta a realidade climática e falou da necessidade de se adaptarem as missões e as operações a esta nova realidade.
O Prémio Defesa Nacional e Ambiente, criado em 1993, assume-se como um compromisso da Defesa Nacional com a preservação do ambiente, com a utilização eficiente dos recursos, com a economia circular a inovação ambiental.
Através deste prémio, a Defesa Nacional distingue anualmente a unidade, estabelecimento ou órgão que se destaca no contributo prestado para a qualidade do ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, através da utilização eficiente dos recursos naturais, da promoção de boas práticas de gestão de ordenamento do território, da proteção e valorização do património natural e paisagístico e da biodiversidade.
Galeria de Imagens
Créditos: Exército