Ir para o conteúdo principal
A 6.ª Força Nacional Destacada permanecerá no Afeganistão até ao próximo dia 31 de maio

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotícias118 militares partiram para o Afeganistão
14 de janeiro de 2021

​Esta madrugada, partiram 118 militares da 6.ª Força Nacional Destacada (6.ª FND) para o Afeganistão, no âmbito da missão da NATO “Resolute Support Mission", que assumirá a missão de garantir a segurança do Aeroporto Internacional de Hamid Karzai, em Cabul. 

A 6.ª FND é constituída por uma Força de Reação Rápida (154 militares) e um National Support Element (16 militares) e integra um total de 170 militares do Exército português, com um pelotão da Brigada Mecanizada, um da Zona Militar dos Açores e um terceiro da Zona Militar da Madeira. Os restantes 52 militares que fazem parte da 6.ª Força Nacional Destacada para o Afeganistão irão juntar-se no próximo dia 24.

A Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, e o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, entre outras entidades militares, estiveram presentes na despedida aos militares que partiram hoje do Aeródromo de Trânsito n.º 1, em Figo Maduro, Lisboa.

A 6.ª Força Nacional Destacada permanecerá no Afeganistão até ao próximo dia 31 de maio. Portugal contribui para a 'Resolute Support Mission' desde 2015, empenhado em contribuir para a estabilização da segurança no território, no quadro dos compromissos internacionais assumidos e em estreita cooperação com as autoridades afegãs.

​​Galeria de imagens


Partilhar
Conteúdo