Ir para o conteúdo principal

​​​​Marinha - Aquário Vasco da Gama 


“Uma visão da sustentabilidade no meio aquático"


​​

​1ºPr​​émio

Aquário Vasco da Gama “Uma visão da sustentabilidade no meio aquático", Marinha            ​​

O Aquário Vasco da Gama (AVG), pertencente à Marinha Portuguesa, é um espaço cultural que promove a cultura científica e ambiental em Portugal. Além da sua vertente histórica, o Aquário-museu é o mais antigo do mundo aberto ao público e encontra-se em constante desenvolvimento tecnológico. Tem implementado diversos programas e projetos de sustentabilidade, conservação da biodiversidade, eficiência energética, energias renováveis, combate à poluição marinha, educação ambiental e, por consequência, tem apoiado diversas empresas nos seus índices Environmental, Social and Governance (ESG).

Os contributos para o desenvolvimento sustentável da Instituição baseiam-se em sete dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. As atuais ações e rotinas no Aquário apoiam-se nos objetivos para garantir uma educação de qualidade, investir em energias renováveis e acessíveis, ter uma produção e consumo sustentável, combater as alterações climáticas, proteger a fauna e flora, tanto terrestre quanto aquática, desenvolvendo parcerias com entidades externas à Marinha que apoiam a implementação de tais objetivos.

O AVG tem-se destacado no âmbito ambiental, atraindo a atenção de empresas que se preocupam com a sustentabilidade e procuram parcerias ESG. Empresas privadas, como LIDL Portugal, BP Portugal e Vodafone, são alguns dos exemplos de empresas que têm investido em projetos de sustentabilidade realizados nos últimos anos. A Instituição é reconhecida como uma referência na promoção da cultura científica e ambiental em Portugal e tem tido um papel importante na integração das preocupações ambientais na atividade militar.​


2º Prémio​​

Brigada de Intervenção  “Resiliência Energética na Brigada de Intervenção", Exército             

 A Brigada de Intervenção (BrigInt), com o seu Quartel-General (QG) em Coimbra e na sua dependência hierárquica oito Regimentos implantados geograficamente desde Chaves a Vendas-Novas, tem implementado diversas iniciativas e ações de consciencialização e preservação ambiental. O caráter complexo e transversal desta temática tem permitido o funcionamento em pleno de um Gabinete de Proteção Ambiental (GPA) no QG.

Em termos documentais o QG tem em vigor a NEP 047 – “Organização e Funcionamento do Sistema de Gestão Ambiental da Brigada de Intervenção", que orienta e define procedimentos para as suas Unidades em termos de gestão ambiental. Por sua vez, em termos de controlo da aplicabilidade da regulamentação existente o QG efetua periodicamente Visitas de Apoio Técnico (VAT) nesta vertente.

Em 2022, a BrigInt desencadeou um estudo junto das suas Unidades para a implementação de um plano integrado e plurianual de investimentos em projetos que permitam apoiar o esforço no combate às alterações climáticas, reduzir a dependência energética do país e reduzir os custos dos encargos das instalações (gás, eletricidade e água). Este plano assenta em três pilares de investimento/financiamento: um primeiro pilar para pequenos investimentos a serem suportados pelos orçamentos das Unidades; um segundo pilar para investimentos de médio montante a serem suportados principalmente pelo orçamento de gestão flexível do QG/BrigInt; e um terceiro pilar de investimentos de maior montante a serem suportados eventualmente pela Direção de Infraestruturas (DIE) do Exército.

Ao longo deste documento de candidatura à 30.ª Edição do Prémio Defesa Nacional e Ambiente (30PDNA) para além de detalhar o projeto implementado nas Unidades da BrigInt para a promoção da eficiência energética, é pretendido também demonstrar a permanente preocupação da BrigInt com o meio ambiente, através de diversas ações de boas práticas já implementadas e desenvolvidas nesta Grande Unidade (GU) do Exército Português.

 



Partilhar
Conteúdo