Ir para o conteúdo principal

​​​​​​​​​​​​​​​​​​Base Aérea n.º 5 - Força Aérea Portuguesa


"A Base para a Neutralidade Carbónica"


​“A Base para a Neutralidade Carbónica”, da Base Aérea Nº 5 – Força Aérea, traduz-se como o reconhecimento da importância da mudança de estratégias e políticas, que reforçam o compromisso de Portugal em alcançar a meta da descarbonização das suas atividades.

Este projeto, com particular enfoque na relevância das energias renováveis e da eficiência energética, aliadas às ações mitigadoras de Gases com Efeito de Estufa, encontra-se em linha com as políticas energéticas nacionais, afigurando-se como fundamental para atingir as metas estabelecidas.

As principais medidas para a neutralidade carbónica foram a instalação de um parque fotovoltaico para a produção de energia renovável e a continuação de boas práticas ambientais já presentes nesta unidade que levaram à atribuição da certificação EMAS, nomeadamente, o tratamento de resíduos para posterior valorização e a gestão florestal da área verde da Unidade para um melhor aproveitamento deste sumidouro de dióxido de carbono.

Menção honrosa​

​Estabelecimento Prisional Militar, Exército Português

A candidatura intitulada «Pequena Unidade, gestos simples, grandes resultados», pelo Estabelecimento Prisional Militar, do Exército, apresenta a implementação de medidas e de boas práticas ambientais, em diversas áreas de trabalho e lazer da unidade.

Esta candidatura centra-se, em concreto, na educação ambiental e na procura da mudança de comportamentos dos militares e civis desta unidade, na melhoria da eficiência energética, nomeadamente na aposta em energias renováveis e na sustentabilidade ambiental ao nível do armazenamento e utilização de águas pluviais para  rega, e na recolha seletiva de resíduos para posterior valorização.

De salientar que as ações desenvolvidas nesta unidade são um exemplo a seguir a nível da replicabilidade em unidades de idêntica dimensão, fator que pesou na atribuição da menção honrosa.


​​Prémios de Defesa Nacional e Ambiente reforçam Medidas de Sustentabilidade Energética

Os vencedores da 27.ª edição investiram as verbas ganhas em novos equipamentos com maior eficiência energética e hídrica.

A atribuição do prémio monetário à Base Aérea n.º 5 (BA5), da Força Aérea, pelo primeiro lugar no Prémio Defesa Nacional e Ambiente naquela edição, permitiu o investimento desta unidade militar em novos equipamentos, com vista a aumentar a sua sustentabilidade energética. Em conjunto com outras verbas, a BA5 adquiriu uma bomba de calor que substituiu a anterior caldeira a gás do tipo GPL. Este novo equipamento, permitirá, previsivelmente, uma poupança energética de aproximadamente 10.000kW ao ano, reduzindo, assim, a pegada de emissão de carbono da base em cerca de 2.140 kg por ano.

Em reconhecimento do mérito pela candidatura apresentada, e pela iniciativa demonstrada, foi também atribuído um prémio pecuniário ao Estabelecimento Prisional Militar (EPM) do Exército, que permitiu a esta unidade reforçar os seus mecanismos de eficiência hídrica e energética. As verbas foram aplicadas na implementação de um sistema de rega “gota a gota", permitindo uma gestão hídrica mais eficiente, e na aquisição de dois sistemas de ar condicionado com maior eficiência energética para o refeitório geral, oferecendo um maior conforto aos militares e civis que servem a unidade.

Estes projetos reforçam os indicadores de desempenho da Defesa enquadrados pelos objetivos previstos na Diretiva Ambiental para a Defesa Nacio​​nal.​​​​

​Bomba de Calor - BA5 

​​Sistema Gota a gota - EP​M

​​​​AC Refeitório Geral - EPM​

    ​​

Partilhar
Conteúdo