Ir para o conteúdo principal

​​​​Brigada Mecanizada - Exército Português


“Sistema Integrado de Gestão Ambiental”​​


A Brigada Mecanizada (BrigMec), unidade militar pertencente ao Exército Português situada em Santa Margarida, fruto da sua privilegiada localização materializa a conservação da natureza através da preservação do espaço considerado militar e de toda a biodiversidade que coabita com a atividade militar nela desenvolvida.

A BrigMec, ao longo dos anos, tem vindo a implementar medidas que se traduzem numa melhoria contínua da qualidade do ambiente, através da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, da concretização de projetos elaborados que concorrem para a manutenção da sua certificação ambiental, confirmada anualmente através de auditorias externas realizadas por entidades certificadas. Das ações realizadas em 2017 pretende-se destacar aquelas que envolvem um compromisso ambiental e que cumprem o enquadramento legal em vigor.

Tendo como objetivo a melhoria da qualidade do ambiente na Brigada Mecanizada, no âmbito do Sistema de Gestão Ambiental, foi feita a recolha de resíduos de várias categorias, a monitorização da contaminação das águas e solos tiveram uma atenção académica no desenvolvimento de diversos estudos científicos, em parceria com entidades exteriores à unidade e foi iniciada a implementação de um Sistema de Gestão de Energia (SGE), com a finalidade de ser certificada num futuro próximo.

Pretende-se que a implementação deste Sistema constitua um exemplo prático a aplicar em todas as Unidades do Exército. Todas estas ações resultam de um esforço acrescido, mas dedicado, dos recursos humanos, que, não obstante a sua escassez e algumas disfunções orgânicas constatadas, têm feito um trabalho notável e conseguido atingir as metas ambientais estabelecidas. É também de realçar a sua contribuição para a interiorização de uma consciência ambiental cada vez mais vincada no seio da Brigada Mecanizada. Com esta proposta, pretende-se apresentar o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Gestão Ambiental; Gestão de Energia e Gestão Agroflorestal) e dar a conhecer o trabalho desenvolvido em prol do ambiente no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), através da demonstração de resultados obtidos e projetos em curso, candidatando-se ao Prémio de Defesa Nacional e Ambiente 2017.

Retirado do livro "25 Anos Prémio Defesa Nacional e Ambiente". Edição: Ministério da Defesa Nacional

Partilhar
Conteúdo