Ir para o conteúdo principal

​​​Base Aérea n.​º 6 - Força Aérea Portuguesa


“Cumprir a missão, preservando o ambiente”


A candidatura da Base Aérea n.º 6 (BA6) ao Prémio Defesa Nacional e Ambiente retrata o esforço desenvolvido por esta Unidade na adoção de um desempenho ambiental mais sustentável e de respeito pela biodiversidade do meio em que se insere. Neste sentido, foram realizadas atividades que permitiram ir ao encontro deste desafio:

- As atividades inerentes ao Sistema de Gestão Ambiental, das quais se destaca o Sistema de Gestão de Resíduos, dada a sua importância e abrangência;

- Ações de sensibilização ambiental, junto dos militares e civis da BA6, assim como da comunidade escolar e juvenil;

- Monitorização e medição dos aspetos contemplados no Processo de Gestão Ambiental;

- A comunicação efetuada interna e externamente;

- Outros projetos realizados, dos quais se destaca a criação das Hortas Comunitárias.

A ação da BA6 não se fez sentir apenas no seu interior, uma vez que várias foram as ações que se destinaram ou envolve­ram a comunidade em que a Unidade se insere.

A interação passou por protocolos com instituições de ensino superior e de investigação científica, no âmbito da proteção da biodiversidade, da avaliação do impacte ambiental do ruído produzido e da análise do desempenho organizacional da BA6, no que concerne ao desenvolvimento sustentável, e por permitir o contacto mais próximo de grupos escolares e juvenis com a natureza.

A ação descrita nesta candidatura só se tornou uma realidade inovando na identificação de soluções com pouca ou sem expressão orçamental, preferencialmente com recursos disponíveis na Unidade.

Esta candidatura reflete a ação desenvolvida para alcançar o objetivo de proteger o ambiente, mesmo quando se cumpre uma missão tão exigente como é a da BA6.

Retirado do livro "25 Anos Prémio Defesa Nacional e Ambiente". Edição: Ministério da Defesa Nacional

Partilhar
Conteúdo