Ir para o conteúdo principal

​Estação de Radar nº 1 - Força Aérea Portuguesa


“Meio ambiente, preservando o presente, garantido o futuro”


A Serra de Monchique, meio ambiente onde se insere a Estação de Radar n.º 1 (ER1), é uma zona predominantemente serrana com uma elevada diversidade florestal e clima suave, carinhosamente apelidada de “Jardim do Algarve".

Esta área constituiu-se como Património Natural, onde ribeiros cristalinos desenham meandros no fundo de vales escarpados proporcionando vida, valor e uma elevada qualidade ambiental.

É neste meio e com o intuito de dar expressão à qualidade ambiental da Serra de Monchique que a preocupação dos militares da Unidade pelo ambiente motivou o desenvolvimento de diversas ações e atividades com vista não só a proteger, como também a melhorar a sua relação com a biosfera e o meio ambiente envolvente.

O primeiro passo foi reconhecer que a ER1 no cumprimento da sua missão primária produz um impacto ambiental significativo, nomeadamente através da elevada utilização de energias fósseis, que, por conseguinte, provocam impacto na biosfera e no meio ambiente. O Sistema de Gestão Ambiental adotado pela ER1 visa minimizar os impactos ambientais e fomentar a busca por uma melhoria continua.

A candidatura da Estação de Radar n.º 1, ao Prémio Defesa Nacional e Ambiente 2012, tem como objetivo o reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido no âmbito da Proteção Ambiental e Gestão de Resíduos, e auxiliar a Unidade a dar um passo decisivo em direção à certificação externa da Estação de Radar n.º 1 em termos da Norma Portuguesa NP EN ISO 14001:2004.

Retirado do livro "25 Anos Prémio Defesa Nacional e Ambiente". Edição: Ministério da Defesa Nacional​

Partilhar
Conteúdo