Ir para o conteúdo principal

​Base Aérea n.º 4 - Força Aérea Portuguesa


“Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, uma perspetiva de engenharia, uma visão ambiental inovadora”

​​​

A candidatura elaborada pelo Gabinete da Qualidade e Ambiente da Base Aérea n.º 4, Lajes (BA4), constitui-se como um relatório simplificado das principais atividades ambientais desenvolvidas naquela unidade militar, durante o ano 2007, tendo em vista a implementação e certificação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em 2009. No cumprimento da sua missão, a Base Aérea n.º 4 desenvolve um conjunto de atividades que têm impacto ambiental. No sentido de contribuir para um ambiente saudável, têm sido desenvolvidos esforços para implementação de sistemas, procedimentos e práticas que, do ponto de vista do desempenho ambiental, são compatíveis com os conceitos de desenvolvimento sustentável. Desta forma, constituíram objetivos do projeto:

- A implementação de uma política de gestão de resíduos, compatível com a sustentabilidade técnica e económica da Unidade e com os princípios da responsabilidade ambiental, permitiu aumentar e melhorar a recolha seletiva, através da instalação de Ecopontos e da implementação do Plano de Ação para a Gestão dos Resíduos. Quanto à Gestão dos Resíduos Perigosos e Diversos, a Força Aérea optou por contratar uma empresa (certificada pelas normas ISO 14001 e ISS 9001) e licenciada pelo Governo Regional dos Açores;

- A implementação de processos ao nível da limpeza de derrames de combustível, designadamente a aquisição de materiais “kits" de limpeza de derrames e melhoria nas ações de resposta aos derrames (tempos de resposta, elaboração de relatórios, etc.);

- A implementação de princípios relacionados com a Ecogestão, designadamente através da monitorização do SGA e da maximização da eficiência na utilização de recursos especialmente da água e da energia.

Foi também avaliado o potencial eólico, simulando-se a instalação de aero-turbinas de 300 KW e de 1 MW para dois locais, Serra do Cume e interior da BA4, sendo também equacionada a possibilidade de instalação de turbinas eólicas offshore ao largo das Lajes e na Ponta do Facho. Um projeto deste tipo permite a redução da dependência de combustíveis fósseis e a consequente diminuição de emissões de dióxido de carbono, de óxidos de azoto e dióxidos de enxofre para a atmosfera. A implementação deste SGA permitiu resolver potenciais focos de problemas ambientais, integrar a componente ambiental nas atividades de gestão, melhorar o desempenho ambiental e aplicar Princípios de Gestão Ambiental.

Retirado do livro "25 Anos Prémio Defesa Nacional e Ambiente". Edição: Ministério da Defesa Nacional

Partilhar
Conteúdo