Ir para o conteúdo principal

​​​​​​​​Campo Militar de Santa Margarida​ - Exército Português


“Aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental no Campo Militar de Santa​ Margarida​”​​ 

O Campo Militar de Santa Margarida (CMSM) apresenta com regularidade a sua candidatura ao Prémio Defesa Nacional e Ambiente desde 1997.

As razões que o motivam a fazê-lo, no essencial, são o facto de o CMSM ser um dos maiores campos de treino de armas e serviços combinados da Europa e possuir um património que, pelas suas características, biodiversidade, forte complementaridade histórica e ambiental, merece ser protegido e acarinhado pelos milhares de militares e civis que nele treinam e trabalham diariamente.

Consciente da enorme responsabilidade que lhe cabe na gestão de todo o património natural e construído que representam os 64 km2 de área rústica e urbana, o Comando do Campo Militar de Santa Margarida e da Brigada Mecanizada Independente dinamizou a aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA/CMSM) em 2003. Nesse ano, o Campo festejou o seu cinquentenário. Por essa ocasião arrancou um projeto e investigação e desenvolvimento (I&D) da Academia Militar que pretende estudar o impacto no solo e nas águas das atividades militares ao longo destes últimos cinquenta anos.

Outro aspeto interessante é a riqueza da biodiversidade presente no CMSM, a singularidade de alguns dos seus espaços, a beleza rústica dos seus cantos erecantos, onde alternam o montado de sobro, o olival, o pinhal, os matos e algumas culturas que constituem complementaridade aos ecossistemas das suas lagoas temporárias.

Retirado do livro "25 Anos Prémio Defesa Nacional e Ambiente". Edição: Ministério da Defesa Nacional


Partilhar
Conteúdo