Ir para o conteúdo principal

Prémio Defesa Nacional e Ambiente 1998

​​Campo Militar de Santa Margarida - Exército Português


“Atividades desenvolvidas pelo Campo Militar de Santa Margarida”​

​​

As atividades humanas no mundo socioeconómico atual e as atividades militares, particularmente no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), condicionam o pleno desenvolvimento dos ecossistemas, biótopos e processos naturais, podendo integrar também funções de conservação biológica e ecológica. A finalidade principal dos 62 Km2 do CMSM é a sua utilização para a instrução e treino das tropas, através da realização de exercícios e fogos reais, por tropas nacionais e estrangeiras.

Esta utilização só é possível se se orientarem permanentes esforços no sentido de manter o perfeito equilíbrio ecológico, minimizando ao máximo os efeitos da presença do homem, militar na fauna e na flora.

As questões ambientais, em consequência da degradação das condições de vida no planeta que habitamos, são hoje uma preocupação acrescida em todos os níveis de gestão dos aglomerados urbanos e espaços não urbanos. Pela sua expressão geográfica, urbanística e populacional, bem como pela extensão da sua área de instrução, constitui-se o CMSM como uma entidade em que as preocupações ambientais estão naturalmente presentes na sua gestão.

Tem vindo a desenvolver-se ao longo dos últimos anos uma política de preservação no CMSM com apoio em duas vertentes distintas: a prevenção por um lado e a conservação e recuperação por outro.

No aspeto da prevenção ambiental, tem-se procurado sensibilizar, consciencializar e formar os seus utilizadores, enquanto que a conservação e recuperação se tem manifestado no tratamento, reordenamento e alargamento da arborização, bem como proteção e fixação de espécies animais, prevenção de incêndios florestais, tratamento de águas residuais e recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos. Neste contexto, o CMSM além de funcionar como uma grande área de servidão militar, onde operam e se exercitam as tropas, funciona como escola ambientalista, com ensinamentos que contribuem de forma peculiar e significativa para o êxito da vertente militar.

O Comando do CMSM/BMI considera atualmente a proteção do ambiente como um valor adquirido, pelo que está a desenvolver programas de instrução e atividades contínuas de sensibilização dos sucessivos turnos de militares que são recrutados para esta Grande Unidade.

Retirado do livro "25 Anos Prémio Defesa Nacional e Ambiente". Edição: Ministério da Defesa Nacional 

Partilhar
Conteúdo