Ir para o conteúdo principal

​Campo Militar de Santa Margarida - Exército Português


“O Campo Militar de Santa Margarida”


No Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), todos os militares e civis estão cientes de que a preservação do ambiente tem constituído uma preocupação global e motivadora para a adoção de medidas preventivas e coletivas, não só no decurso da vida quotidiana, como durante as atividades militares de instrução e exercícios que se enquadram no âmbito da preparação dos Quadros e Tropas da Brigada Mecanizada Independente (BMI).

Tem sido preocupação do Comando do CMSM alcançar os objetivos definidos pela legislação no que diz respeito à Política de Ambiente:

- Tornar o CMSM num modelo de conformidade ambiental;

- Sensibilizar e formar os recursos humanos com vista à proteção ambiental;

- Recuperar os eventuais danos causados pelos treinos e manobras militares;

- Conservar e valorizar o existente;

- Cooperação com outras entidades.

Enquanto objetivo fundamental, a conformidade ambiental foi atingida pela organização de acordo com diretivas superiores de uma estrutura interna de Proteção Ambiental (PAmb). Foram ainda criados um Núcleo de Coordenação da BMI/ CMSM e os núcleos de PAmb das U/E/O. Estes órgãos garantem a criação de condições para uma perfeita consciência, formação e treino ambiental, ao mesmo tempo que propõem medidas e ações no âmbito da PAmb. A prevenção ambiental é conseguida através da sensibilização, consciencialização e formação específica dos recursos humanos, no sentido do cumprimento e promoção das regras básicas de preservação e defesa do ambiente.

A recuperação e conservação ambiental têm tido maior relevância na rentabilização das manchas florestais existentes através da Conservação, Reordenamento, Tratamento e Alargamento. Foram ainda realizadas outras atividades no âmbito da Recuperação e Conservação Ambiental. O Comando do CMSM/BMI considera atualmente a proteção do Ambiente como um valor adquirido, pelo que está a desenvolver programas de instrução e atividades contínuas de sensibilização aos sucessivos turnos de militares que são recrutados para esta Grande Unidade.

Retirado do livro "25 Anos Prémio Defesa Nacional e Ambiente". Edição: Ministério da Defesa Nacional

Partilhar
Conteúdo